A SRAM anuncia o patrocinio da Movistar Team, que incluirá todos os componentes fabricados pelo grupo SRAM, tais como os medidores de potência Quarq e as rodas Zipp, até 2021.
Fundada em 1980, a equipa masculina apresenta uma longa lista de ciclistas espanhóis lendários que conquistaram um número significativo de títulos nacionais, mundiais e grandes voltas.
A equipa terminou com três ciclistas entre os dez primeiros no Tour de France de 2019, incluindo o atual capitão, Alejandro Valverde e o jovem trepador espanhol Enric Mas, que já conquistou várias vezes a classificação da juventude e tentará conquistar uma grande volta em 2020.
A equipa feminina foi introduzida em 2018 e é liderada pela campeã espanhola de estrada, Lourdes Oyarbide e pela campeã espanhola de contrarrelógio individual, Sheyla Gutiérrez. Neste curto período de tempo desde o seu inicio, a equipa conquistou sete títulos nacionais e várias vitórias em diversas competições.
Todas as bicicletas Canyon serão equipadas com os componentes wireless SRAM RED eTap AXS HRD e este ano será a primeira temporada em que toda a equipa usará exclusivamente travões de disco.
A transmissão AXS da SRAM apresenta uma gama de mudanças mais ampla e uma progressão mais curta do que os sistemas tradicionais. Embora existam inúmeras opções de mudanças, os ciclistas farão opções individuais para algumas corridas específicas.
A equipa feminina utilizará predominantemente pedaleiros 48/35, enquanto os homens usarão habitualmente 50/37. Ambas as equipas preferem cassetes 10-33, o inventário de rodas da equipa inclui toda a linha Zipp Firecrest e Zipp NSW.
“Sempre fui muito curioso acerca dos componentes SRAM e das rodas Zipp ao longo dos anos e estou animado por fazer parte da família SRAM. Os componentes e a tecnologia, o suporte e a forma atenciosa como os engenheiros e técnicos ouvem os ciclistas, são únicos e impressionantes”, disse Alejandro Valverde.
“Estou ansioso para competir com os novos perfis de mudanças do AXS. A idéia de saltos menores entre mudanças deve beneficiar um ciclista como eu, que confia numa cadência consistente em contrarrelógio ou em subida”, acrescentou Enric Mas.
“Eu sempre gostei de correr com SRAM, eles fazem sempre produtos que beneficiam o ciclista e é sempre bom correr com componentes mais recentes!”, afirmou Barbara Guarischi.
“Ao fim de 37 anos, estamos a mudar para SRAM e Zipp, esta é uma mudança histórica que não levamos de ânimo leve, mas vemos como uma grande oportunidade de nos juntarmos aos líderes em tecnologia de transmissão e de rodas”, disse o proprietário da equipa, Eusebio Unzué.
A equipa masculina começará a temporada com o Tour Down Under (de 19 a 26 de janeiro), enquanto a primeira corrida feminina será a Vuelta CV Féminas (9 de fevereiro).