A edição inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço teve início nesta terça-feira em Conceição do Mato Dentro (MG).
O prólogo, válido pela primeira de cinco etapas da competição de mountain bike, teve percurso de 16 km nas proximidades da arena Santander Brasil Ride. Ao completarem a disputa em 43min30, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann largaram na frente na open. No feminino, Paula Gallan e Isabella Lacerda foram as mais rápidas, concluindo em 55min53 a prova de abertura.
Terceira dupla na largada no prólogo, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann iniciaram a Santander Brasil Ride Espinhaço com 1min58 de vantagem para Ricardo Pscheidt e Leandro Donizete, que concluíram o percurso em 45min28. Lucas Mota e Rodrigo Nascimento fecharam o top 3 do primeiro dia, com o tempo de 47min15.
“Há um mês corremos a Santander Brasil Ride na Bahia. Pela primeira vez faço duas ultramaratonas num espaço tão curto de tempo, ou seja, vivo aqui uma experiência nova. Treinei bem nas últimas duas semanas e construí uma boa forma neste período. Correr em Minas Gerais, nessas montanhas, para mim é competir em casa. Gosto muito do tipo de trilhas que temos aqui, porque são técnicas e também exigem performance. Um prólogo é assim mesmo. Encaixamos o ritmo no começo, seguramos e fomos fluindo cada vez mais. O nosso entrosamento é muito bom. Não precisamos nem conversar tanto, porque as coisas acontecem naturalmente. Fomos rápidos e agora temos confiança extra para o restante da competição”, contou Lukas Kaufmann.
“Outra vez iniciamos uma competição bem equilibrados. Isso facilita muito para uma dupla em termos técnicos e físicos. Estamos super felizes pelo resultado. Sempre quis conhecer essa região, muito legal para a prática do mountain bike. Se os próximos quatro dias forem parecidos com este prólogo, com certeza será divertido, mesmo que seja duro. Passamos por trilhas fantásticas, isso que é o mountain bike. Vamos curtir os cinco dias aqui em Conceição do Mato Dentro e nada melhor do que começar com uma vitória e ter a camiseta de líder”, comentou Sherman Trezza.
Disputa feminina – Entre as mulheres, Paula Gallan e Isabella Lacerda iniciaram com tudo a busca pelo título da competição inédita em Conceição do Mato Dentro. A dupla assumiu a camiseta de líder feminina com o tempo de 55min53, 3min14 à frente de Marcella Toldi e Fabiana Brandão. Letícia Cândido e a alemã Naima Diesner completaram o top 3, cravando 1h01min55, apenas um segundo à frente de Julyana Machado e Sabrina Gobbo.
“Estava com saudades da Brasil Ride. É uma das provas mais sofridas que eu corro, mas é uma das minhas preferidas. Não sei te explicar o porquê, mas é uma energia única. Estou muito feliz. Correr em casa, num terreno espetacular. O prólogo teve uma pista incrível. Muito técnica, do jeito que eu gosto. Paula e eu temos uma amizade de muitos anos e isso contribuiu para o resultado e nosso entrosamento. Vamos levar essa amizade e respeito até o final, porque isso é fundamental. Agora, é recuperar, porque na segunda etapa é que começa de verdade. A abertura foi só um aperitivo. Vamos tentar segurar a camiseta de líderes até o fim do quinto dia. Esse é o objetivo”, avaliou Isabella.
“Minha quinta vez em uma prova da Brasil Ride. Já corri quatro vezes na Bahia. Fizemos um prólogo muito bom e estou feliz de competir ao lado da Isabella, que é uma referência no mountain bike, inspiração desde que comecei. Nossa sintonia é realmente boa”, disse Paula Gallan.
Tiago Ferreira estreia na solo – Tiago escolheu a Santander Brasil Ride Bahia para fazer seu início de temporada. Disputando a categoria solo, Ferreira conseguiu o segundo melhor tempo geral do dia, atrás apenas de Trezza e Kaufmann, cravando a volta do prólogo em 44min49, cinco minutos e meio à frente de Frederico Zacharias.
“Do que eu tinha visto no reconhecimento do prólogo, seria espetacular se o tempo ajudasse. Mesmo com a chuva da noite, o calor no período da manhã fez o terreno secar bem e a aderência estava ótima. Foi realmente divertido. Aproveitei bastante e acredito que foi um bom início”, relatou Tiago. “Optei pela categoria solo para fazer meu ritmo, minha corrida. Iniciar a temporada, para desfrutar ao máximo desses cinco dias”, completou.
Disputa do E-MTB – A Santander Brasil Ride Espinhaço teve mais uma excelente novidade para os amantes do ciclismo: a categoria de E-MTB, realizada também em cinco dias, no mesmo percurso das demais modalidades. Entre os homens, Erick Bruske foi o mais rápido, finalizando em 37min43 o trajeto. No feminino, Isabella Ribeiro concluiu o percurso em 41min02.
“Vencer o primeiro dia foi muito legal, mas ainda foi diferente do que vamos encarar nas demais etapas, que serão mais longas e teremos que pensar bem na estratégia de dosar bateria, ou não, além de ver como será correr com todos os atletas pedalando juntos, uma vez que o prólogo foi individual. Dei meu melhor, sem me preocupar com ninguém copiando minhas linhas. Vou comemorar a vitória e, a partir de segunda etapa, penso mais sobre a estratégia de prova”, disse Bruske.
Prefeito dá bandeirada de largada – Quem marcou presença na etapa de estreia da competição foi o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, que ainda deu bandeirada de largadas para uma parte dos competidores.
“Conceição do Mato Dentro é a capital brasileira do MTB. A Brasil Ride veio para Minas Gerais, melhor lugar do planeta para se praticar o mountain bike. Um terço dos ciclistas de MTB do Brasil são de Minas Gerais, por aqui ser o paraíso para a prática do esporte. Minas não tem mar, mas tem montanhas maravilhosas para serem exploradas pelos ciclistas. Esporte que agrega valores, como proteção do meio ambiente, saúde, educação e cidadania. Não é apenas um esporte, mas um estilo de vida que passa valores”, enalteceu Zé Fernando.
Top 5 das elites após o prólogo:
Masculino
1-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann – 43min30
2-Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete – 45mi28
3-Lucas Motta/Rodrigo Nascimento – 47min15
4-Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva – 47min59
5-André Aikawa/Marcus Silva – 48min07
Feminino
1-Paula Gallan/Isabella Lacerda – 55min53
2-Marcella Toldi/Fabiana Brandão – 59min08
3-Letícia Cândido/Naima Diesner – 1h01min55
4-Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo – 1h01min56
5-Bárbara Domingues/Gabriela Vasconcelos – 1h16min16
Transmissão ao vivo – A Santander Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.