Selim Repente Aleena 4.0

171

O selim é, o ponto de contacto mais sensível entre ciclista e bicicleta, sendo a sua escolha uma decisão fundamental quando se trata de usar a bicicleta para percorrer muitos quilómetros, quer seja em treinos ou voltas descontraídas com os amigos, quer seja em competição.

A Repente é uma recente marca italiana que desenvolve selins topo de gama, Massimo Farronato é o CEO da empresa e foi, durante anos, o director de compras do Selle Royal Group.

De acordo com Massimo Farronato o lema “Cycling is a art”, resume a missão da empresa, ou seja criar produtos inovadores, altamente apelativos, introduzindo novas tecnologias com o foco no conforto, na performance e a cada detalhe, desde a escolha de materiais, até a embalagem do produto.

TECNOLOGIA RLS – Repente Locking System

O desenvolvimento Repente é todo ele direccionado para o ciclista, sabendo que as condições de treino estão em constante mudança: a meteorologia, o tipo de percurso, a distancia, o tipo de treino e características físicas e fisiológicas de cada individuo, a Repente propõe a possibilidade de termos à disposição vários selins em um, ou seja, podemos escolher a cobertura mais adequada, dependendo de características anatómicas especificas, características de performance ou estéticas, sendo a base sempre a mesma e mantendo a altura do selim e a posição constante.

Outra vantagem deste sistema é que, quando encontramos a cobertura Repente mais adequada, basta adquirirmos uma única, podendo removê-la e coloca-la noutra bicicleta (seja de estrada ou BTT) que esteja previamente equipada com a base Repente RC.

A Repente tem ao dispor uma Base RC em carbono ultra leve (fibra de carbono T700), compatível com três modelos diferentes de cobertura: ALEENA 4.0, 130g, o “peso pluma” das coberturas, o COMPTUS 4.0, para ciclistas que procuram um modelo sofisticado e de elevada performace e o KUMA 4.0, para aqueles que colocam o conforto como prioridade principal.

Cada um dos três modelos é fornecido nas cores preto e branco simples e em preto ou branco com alguns desenhos ou motivos a preto, vermelho ou um efeito “gloss”, no caso da cobertura da cor preta.

A Repente assegura o mais elevado grau de resistência e fiabilidade nos seus selins, oferecendo uma garantia de 4 anos aos seus utilizadores.

A cobertura testada foi a Repente Aleena 4.0, de acordo com a marca, a mais leve de todas, apresentando um peso de 130g e a única que tem o “vazamento” central.

A primeira fase é o encaixe da cobertura na base. Este procedimento é simples, no entanto os pinos e os encaixes são muito justos e tivemos alguma dificuldade em encaixar sem ter a tendência de forçar o encaixe.

Diga-se que não é necessário forçar, o conjunto encaixa perfeitamente, no entanto, foi necessária um pouco de paciência para encaixar tudo na perfeição. Depois é só colocar os travamentos plásticos e está pronto para fazer quilómetros.

Inicialmente estava um pouco apreensivo, uma vez que, de acordo com “bike-fit”, o selim que devo usar na bicicleta deve ter uma largura mínima de 140mm e esta cobertura tem somente 135mm, no entanto, incrivelmente, esta ajustou-se quase perfeitamente à minha fisiologia. Tem um almofadado rígido mas com o amortecimento bom para passar com relativa facilidade as irregularidades da estrada.

A partir das 3 horas de treino, de facto, sinto algum desconforto, que se deverá essencialmente, na minha opinião, à largura desta cobertura, mas onde provavelmente encontro a solução ideal, substituindo esta cobertura testada pelo modelo KUMA 4.0, que privilegia mais o conforto em detrimento das outras características.

Trata-se de uma excelente opção para quem procura por um selim topo de gama e uma alternativa muito séria as marcas “main stream”. Estão disponíveis no mercado entre os 318€ e os 328€.

Video do teste do selim Repente Aleena 4.0:

Pontos positivos:

  • Design do produto e embalagem muito apelativos
  • Peso
  • Qualidade do produto
  • Conforto

Pontos negativos:

  • O encaixe das coberturas é justo e necessita de um pouco de paciência.

Para mais informações visite repente.it.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome