PUB

A seleção Nacional esteve no arranque da Bizkaikoloreak, uma prova da Taça das Nações de Juniores Femininas, no País Basco, em Espanha. Sofia Gomes foi a portuguesa mais bem classificada, terminando em 13.º lugar, na prova que prossegue hoje.

A primeira etapa da Bizkaikoloreak, com 55,3 quilómetros, teve partida e chegada em Abadiño, no País Basco. A prova consistia em três voltas a um circuito, e uma última que se estendia por mais alguns quilómetros, e com um prémio de montanha que chegava a atingir os 14% de inclinação.

PUB

Foi precisamente nesse prémio de montanha que se destacou Sofia Gomes, que seguiu num grupo de 15 corredoras que acabaria por chegar à meta com uma pequena vantagem sobre as restantes atletas.

Desta feita, a corredora portuguesa terminou no 13.º lugar, com o mesmo tempo da vencedora, a espanhola, Lúcia Ruiz. Beatriz Pereira foi 36.ª, a 1 minuto, Íris Chagas 61.ª, a 1m20s e Marisa Ferreira 65.ª, a 2m43s. Joana Alves não terminou a prova.

A selecionadora nacional, Ana Rita Vigário afirma que as corredoras atingiram os objetivos propostos. “Foi uma corrida feita a um ritmo, com média de quase 40km/h. Elas estiveram sempre bem na corrida e a Sofia destacou-se no prémio de montanha, conseguindo chegar com o primeiro grupo. Joana não se sentiu muito bem e não conseguiu terminar a prova. Amanhã vamos voltar a tentar estar entre as corredoras da frente e terminar no top 20 com a Sofia. È a primeira vez que estão a correr com várias seleções nacionais, além das equipas muito boas que aqui estão, e cumpriram as expectativas”, afirmou Ana Rita Vigário.

A segunda etapa terá 72,1 quilómetros, com partida e chegada em Iurreta. A segunda parte do percurso será a mas complicada, com duas contagens de montanha nos últimos 15 quilómetros.

PUB