A Equipa Portugal de BTT viverá um mês de maio de intensa atividade, competindo com o objetivo de somar pontos para o apuramento olímpico, mas também com intenção de dar mais experiência a jovens corredores e corredoras.
A agenda competitiva da Seleção de BTT inclui a participação no Open de Espanha de XCO, no próximo domingo, e duas etapas da Taça do Mundo, na Alemanha, dias 18 e 19, e na República Checa, uma semana depois.
As cadetes e as juniores são as primeiras a competir, já no próximo domingo, em Caudete, Albacete, Espanha. Foram convocadas as juniores Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis) e Rafaela Ramalho (Maiatos), e as cadetes Mariana Líbano (Maiatos), Íris Chagas e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis).
“É uma corrida de formação e de preparação para o futuro. Temos a participação de cadetes de primeiro ano que vão estrear-se pela Equipa Portugal. É também mais uma oportunidade para as juniores adquirirem experiência em contexto internacional”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
A Equipa Portugal será representada pelos mesmos cinco corredores nas etapas da Taça do Mundo de XCO de Albstadt, Alemanha, e de Novo Mesmo Na Morave, República Checa. Os convocados são os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis), Marta Branco (Maiatos) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), e o elite Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).
“Com o Mário Costa vamos apostar na conquista do maior número possível de pontos para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos. O trabalho com o sub-23 passa por prepará-los para o alto rendimento, numa perspetiva de desenvolvimento com vista ao futuro”, esclarece Pedro Vigário.