PUB

O Hörnli Trail foi um dos muitos destaques da Etapa 3 da Swiss Epic 2020. Num dia repleto de singletracks a descer, ao redor de Arosa, não foi surpresa que Nino Schurter e Lars Forster da SCOTT-SRAM saíssem vitoriosos.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020Graubünden é famosa, nos meses de verão, pelo gado alpino e pela vasta rede de trilhos de dupla utilização. Na Etapa 3 da Swiss Epic 2020, os ciclistas foram presenteados com alguns dos melhores singletracks que o cantão tem para oferecer, incluindo o Hörnli Trail – um dos mais longos trilhos de Flow da Europa.

PUB

Fiel à forma e às expectativas pré-etapa, a SCOTT-SRAM destacou-se numa rota aparentemente feita à medida para os seus pontos fortes. Nino Schurter e Lars Forster correram para a segunda vitória de etapa, aumentando assim a vantagem geral para quase 6 minutos.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020As habilidades de Schurter e Forster colocam os seus rivais em desvantagem. Para Ben Zwiehoff da Centurion Vaude, essa pressão levou a uma queda prematura e que lhe acabou a corrida. Tendo estabelecido o ritmo na subida inicial; que conduziu os atletas de Arosa at à estação de esqui de Hörnli, a 2400 metros acima do nível do mar, Zwiehoff caiu no primeiro singletrack a descer do dia. O alemão lesionou gravemente o joelho na queda e, apesar de lutar por mais alguns quilómetros, não conseguiu completar a etapa.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020Com a Centurion Vaude fora da disputa, a Trek Pirelli 1 acelerou para desafiar Schurter e Forster. Fabian Rabensteiner e Samuele Porro levaram a corrida até aos homens com as camisolas amarelas de líder Scatta. Por mais que tentasse, a Trek Pirelli simplesmente não conseguia ganhar distância à SCOTT-SRAM.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020Rabensteiner e Porro foram, no entanto, capazes de controlar o ritmo na longa descida do Hörnli Trail, um dos mais longos trilhos de Flow da Europa, e ao longo do singletrack, passando pelo Santuário de Ursos de Arosa. Na corrida pela floresta para o singletrack final, que começou a 5 quilómetros da linha de chegada em Arosa, a equipa Trek Pirelli 1 foi incapaz de manter Schurter e Forster atrás deles. Assim que a equipa SCOTT-SRAM apanhou caminho limpo pela frente, simplesmente desceu para uma vitória confortável.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020“O nosso objetivo para hoje era vencer a etapa” revelou Schurter. “Foi uma boa etapa para nós. Não muito longa, com muitos trilhos e boas descidas. O dia não poderia ter sido melhor. Conseguimos a liderança no primeiro singletrack, com a Trek Pirelli 1, e pudemos trabalhar bem com eles na segunda subida. Então, na última descida, conseguimos passar para a frente deles, estabelecer uma pequena distância e agarrar a vitória da etapa. O que também significa que aumentámos a nossa liderança geral.”

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020“Estamos na melhor posição para as 2 etapas finais”, acrescentou Forster. “Agora cabe às outras equipas fazer algo; não temos que correr nenhum risco.” Isso pode ser fundamental para ele e Schurter garantirem a classificação geral. Como o infortúnio de Zwiehoff provou hoje, um pequeno acidente pode ser desastroso nos trilhos rochosos e altos dos Alpes.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020Atrás das equipes SCOTT-SRAM e Trek Pirelli na Etapa 3, a luta pelo terceiro lugar foi ferozmente disputada ao longo da mesma. Future Cycling Northwave, BMC Fischer e BULLS Heroes correram a maior parte do percurso juntos. As três equipas trocaram de vez na frente até que Kristian Hynek e Martin Stošek conseguiram escapar, nos quilómetros finais.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020A equipa Future Cycling Northwave terminou 4 minutos e 5 segundos atrás dos vencedores da etapa, Schurter e Forster. A Trek Pirelli 1, entretanto, perdeu 25 segundos para a equipa SCOTT-SRAM. A BMC Fischer passou a linha de chegada em quarto lugar, ultrapassando os BULLS Heroes numa corrida rápida.

SCOTT-SRAM de Nino Schurter e Lars Forster venceram a 3ª etapa da Swiss Epic 2020Após 3 dias de corrida, a SCOTT-SRAM está na frente aa Trek Pirelli 1 por 5 minutos e 55 segundos. Hynek e Stošek subiram para o terceiro lugar na classificação geral, a 10 minutos e 52 segundos dos líderes da corrida. A BULLS Heroes e a sua equipa de apoio, a BULLS Youngsters, completam os 5 primeiros lugares.

Melhores momentos da 3ª Etapa da Swiss Epic:

A Etapa 4 da Swiss Epic leva os pilotos de Arosa a Davos. É também a Etapa Rainha da corrida e, sem dúvida, a melhor hipótese para a Trek Pirelli 1 derrubar a SCOTT-SRAM. A etapa inclui uma subida massiva de 2700 metros em 74 quilómetros, incluindo a subida do Passo Duranna. Também há algumas recompensas reservadas para as equipas, incluindo outra passagem pelo Hörnli Trail e pelo Flüela Trail.

PUB