Há dois anos, a Schwalbe lançou a sua nova edição dos compostos BTT, agora surgiram cinco construções inovadoras de carcaça, totalmente diferenciadas para a finalidade pretendida.

E claramente reconhecível por seus nomes: Super Downhill, Super Gravity, Super Trail, Super Ground e Super Race.

Temporada após temporada, mais e mais pessoas descobrem as bicicletas de montanha como a sua paixão. Cada ciclista vive a aventura do BTT à sua maneira e com exigências e ambições completamente individuais.

Hoje, as bicicletas de montanha estão mais especializadas do que nunca – desde bicicletas de corrida de cross country leves a bicicletas modernas de trail a foguetes de downhill, com ou sem motor.

O desenvolvimento e a diferenciação acontecem cada vez mais dinamicamente no mundo do BTT. “Portanto, analisámos cada construção com base no seu foco individual e passámos inúmeras horas de desenvolvimento e testes para otimizá-las até o último detalhe”, diz o gestor de produtos BTT Carl Kämper. É assim que emergem construções inovadoras de pneus que acedem aos mais diversos requisitos.

Cinco novas construções marcam o mais recente nível de evolução na Evolution Line da Schwalbe. “A carcaça, combinada com a composição e o rasto da borracha, determina as características de um pneu, assim como o esqueleto nos humanos. Não se pode ver a construção, mas ela sustenta e mantém tudo unido.”

“A carcaça tem um enorme impacto sobre a manobrabilidade; define o desempenho, proteção contra furos e o peso de um pneu. Portanto, é extremamente importante montar uma carcaça construída para esse fim”, diz Carl Kämper. “A melhor faixa de rodagem e a mistura ideal de borracha não trazem muito, se colocados na carcaça errada.”

De Super Downhill a Super Race: O nome já diz tudo

Para descobrir qual das novas do quinteto de carcaça é a correta, é fácil: basta olhar para os novos nomes auto-explicativos. Carl Kämper: “Criamos regularmente inovações que a comunidade do BTT recompensa com muita confiança. Ao conversarmos com ciclistas e vendedores, também ouvimos que eles não se querem dar ao trabalho de ter que comparar especificações detalhadas, como contagem de EPI ou telas da carcaça. Em vez disso, eles querem um sistema auto-explicativo. Agora, até mesmo os novatos têm acesso a uma maneira rápida e fácil de selecionar a sua carcaça – não importa se o seu foco é downhill, trail ou corrida.”

Agora, com a introdução das novas carcaças, todos os pneus BTT da Evolution Line são Tubeless Easy.

Super Downhill – Estabilidade sem compromisso

Para os estilos de condução mais corajosos e agressivos daqueles que não se esquivam de nenhum salto, que percorrem as descidas mais íngremes e que tentam qualquer obstáculo. O Super Downhill, ao contrário de qualquer outra construção, representa estabilidade e desempenho inabaláveis, desenvolvido para a Taça do Mundo de Downhill. Seis camadas de carcaça protegem o rasto e também aumentam a estabilidade ao permitir usar pressões muito baixas nos pneus. As paredes laterais são extremamente bem protegidas contra cortes e perfurações por uma combinação de quatro camadas de carcaça e uma camada de tecido SnakeSkin. Um Apex recém-desenvolvido protege contra furos por mordedura e aumenta a rigidez da parede lateral.

Super Gravity – Robusto e suave

Áreas temidas por alguns, onde ciclistas e terrenos desafiam o produto até o limite, onde as suspensões têm cursos enormes – é aí que os pneus Super Gravity se sentem em casa. Uma construção extremamente robusta com quatro camadas de carcaça, bem como tecido SnakeSkin de ponta a ponta que protegem o rasto e as laterais que estão sujeitas a grandes impactos. Assim como a versão Downhill, um Apex protege contra furos por mordedura e aumenta a rigidez da parede lateral. No entanto, o pneu mantém-se excecionalmente flexível devido à construção mista e oferece uma condução suave.

Super Trail – O multi-talento

Quase tão versátil como uma ferramenta multifunções: o Super Trail combina com passeios que variam de intenso all-montain, a trail e enduro. A construção robusta – duas camadas de carcaça na parede lateral, três camadas abaixo do rasto – combina peso moderado com baixa resistência ao rolamento, imensa aderência nas curvas e proteção contra furos. Tecido SnakeSkin de ponta a ponta e um Apex para proteção extra.

Super Ground – Sempre num estado de flow

Estes pneus sentem-se bem em qualquer terreno, em trilhos de flow e em passeios longos. A construção garante uma síntese bem combinada de proteção, leveza e ótimas propriedades de condução. Três camadas de carcaça por baixo de toda o rasto e o tecido SnakeSkin, que vai de ponta a ponta, garantem uma proporção precisa de segurança e peso.

Super Race – Velocidade com suavidade

Nenhuma outra disciplina se concentra tanto na resistência ao rolamento e no peso como nas corridas de cross country e maratona. Além disso, a construção Super Race estabelece padrões de flexibilidade – nenhuma outra carcaça rola tão suavemente sobre o solo e oferece tração em abundância. A construção curvada é caracterizada pela sua mistura leve de materiais – com duas camadas de carcaça e proteção contra furos RaceGuard por baixo do rasto, bem como três camadas de carcaça na parede lateral para proteção contra cortes e furos por mordedura.

As lendas ficam cada vez melhores: Nova edição de Nobby Nic e Big Betty

Para acompanhar o atual estado de inovação, a Schwalbe melhorou duas lendas dos pneus para apresentar edições totalmente novas do Nobby Nic e Big Betty.

Nobby Nic, a terceira geração, leve, para todos os pisos aumenta o desempenho no seu foco exclusivo: Tour, All Mountain, Trail, Down Country, Cross Country. A Schwalbe deu-lhe um design de rasto agressivo com tacos laterais mais pronunciados e significativamente mais estáveis: eles permitem um manuseio mais preciso até ao limite. No geral, o novo rasto oferece desempenho aprimorado durante a aceleração e travagem, além de aderência nas curvas.

As propriedades de autolimpeza também aumentaram o nível, para um desempenho ainda mais forte em condições húmidas. O seu grande clube de fãs agora pode escolher entre a construção Super Trail com Addix Soft e a construção Super Ground com Addix Speedgrip.

Também com o Big Betty, a Schwalbe fez um relançamento impressionante. Durante o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, o Big Betty tinha seguidores de culto. Agora ele está de volta – com tacos laterais extrafortes, arestas de travagem longas e suportadas e excelentes propriedades de autolimpeza. Disponível como uma construção Super Downhill ou Super Gravity com Addix UltraSoft ou Soft Compound.

A piloto da Downhill World Cup, Nina Hofmann, testou os protótipos durante meses e ficou emocionada: “Os tacos laterais extrafortes são muito aderentes nas curvas. E o alinhamento dos tacos centrais garante rolagem super fácil e, graças às arestas de travagem com suporte extra, desempenho máximo de travagem. O Big Betty na roda traseira e o Magic Mary na frente são a minha nova combinação de downhill.”

As novas gerações do Nobby Nic e Big Betty da Schwalbe, bem como os pneus BTT da Evolution Line, com as novas construções de carcaça Super, estarão disponíveis em agosto nas lojas especializadas. Alguns modelos de pneus com carcaça Super Race, como o Racing Ralph e o Racing Ray, estarão disponíveis a partir de outubro. Os preços variam de acordo com o modelo e tamanho.


Mais informações em www.schwalbe.com.