São Paulo Com Mais de 200 km de Ciclovias

849

São Paulo Com Mais de 200 km de CicloviasSão Paulo passou a contar com mais de 200 km de vias exclusivas para ciclistas. Com a inauguração no início do mês passado de dois trechos (um de 2,6 km na Freguesia do Ó, Zona Norte, e outro de 5,8 km, na Zona Sul), a cidade brasileira passou a disponibilizar 202,2 km de ciclovias.

A meta do prefeito da cidade brasileira, Fernando Haddad, é inaugurar 400 km até o final de 2015. Os 139,2 km entregues até agora pela actual gestão foram divididos em 65 trechos, avança o G1 da Globo.

Vias importantes, como a Rua Vergueiro, e as avenidas Sumaré e Brigadeiro Faria Lima já têm o seu espaço exclusivo para as bicicletas. A Avenida Paulista também deve ganhar  uma ciclovia em 2015. Para quem quer começar a andar de bicicleta e ainda não sabe o melhor caminho, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disponibiliza um mapa online com as vias exclusivas.

Se, por um lado, a medida tem sido bem acolhida pelos ciclistas, por outro lado, em Santa Cecília, região central de São Paulo, os moradores manifestaram-se contra a construção de ciclovias, através de um boletim de ocorrência.

O boletim de ocorrência diz que os moradores e comerciantes informaram a autoridade policial sobre o descontentamento com a instalação das ciclovias praticamente em todo o bairro. “(…) As ciclovias estão a prejudicar os comerciantes e moradores da região, pois impedem a carga e descarga de mercadorias, bem como a acessibilidade de moradores dos edifícios naquela localidade”, diz o boletim.

Também na Zona Sul de São Paulo moradores da Rua Plínio Schmidt realizaram uma série de protestos contra a construção da ciclovia, argumentando que não foram consultados pela prefeitura para decidir sobre as ciclovias e dizem que o número de ciclistas é menor do que o de moradores prejudicados com a falta de estacionamento.

A construção de 400 km de ciclovias é uma das 123 metas de gestão de Fernando Haddad, que se comprometeu a dar prioridade no seu mandato ao transporte público.

De acordo com a prefeitura, o cumprimento da meta aproximará São Paulo de outras cidades do mundo em matéria de promoção da bicicleta. Uma análise da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 km de ciclovias. Além dos 400 km que estão incluídos no novo plano, há previsão ainda para a inauguração de 150 km de ciclovias junto aos futuros corredores de autocarros em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome