Rui Costa Vence 19.ª Etapa do Tour de France 2013

245

Rui Costa venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa da Volta a França conseguindo o segundo triunfo na presente edição. O ciclista português da Movistar já tinha ganho a tirada n.º 16, em Gap, sendo que agora foi o primeiro em Le Grand-Bornand, em plenos Alpes, e após os últimos quilómetros terem sido feito a descer e com chuva.
O português da Movistar gastou 5.59:01 horas (à média de 34,2 Km/h), chegando à meta isolado e com 47 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o alemão Andreas Kloden. 
O ciclista da Aguçadoura igualou assim o feito de Joaquim Agostinho, que tinha sido até agora o único português a vencer duas etapas na mesma edição da Tour. Agostinho tinha obtido tal registo em 1969, ao ganhar as tiradas n.º5 e 14.º.

Na carreira, Rui Costa soma três sucessos na maior importante prova velocipédica do Mundo, tantos quantos conseguiu Acácio da Silva. À sua frente só já se encontra Joaquim Agostinho, com cinco vitórias. No total, esta é a 13.ª vitória portuguesa em etapas no Tour, sendo que há a considerar mais 3 em contrarelógios por equipas. 

Rui Costa confessou que a vitória conseguida esta sexta-feira, na 19.ª etapa do Tour de França, foi “mais difícil” do que a conseguida há dias, na 16.ª. 

“Hoje tinha de ser o dia para entrar na fuga, mas em determinada altura não tinha as melhores sensações. Quando cheguei à subida final vi que as minhas forças eram mais fortes que de todos os outros e consegui uma vantagem que me deixou mais tranquilo para chegar à meta”, começou por dizer o corredor português da Movistar. 

“Foi muito diferente da etapa de Gap, pois foi uma etapa de alta montanha, foi um dia muito duro, praticamente com 6 horas de prova. Foi outro dia que não irei esquecer jamais nesta edição centenária do Tour”, acrescentou, não escondendo a satisfação. 

“Apesar do tempo estar mau, foi um dia muito bom para mim”, concluiu Rui Costa, que com o triunfo de hoje igualou o feito de Joaquim Agostinho, em 1969, conquistando duas etapas numa mesma edição do Tour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome