
Rui Costa é uma das principais estrelas presentes na edição de 2018 da Volta a Abu Dhabi.
O ciclista português da UEA Team Emirates regressa às estradas da capital dos Emirados Árabes Unidos para tentar um novo triunfo, depois de se ter sagrado campeão em 2017.
Foi o regresso de Rui Costa aos títulos internacionais, quase três anos depois de ter celebrado o “tri” na Volta à Suíça. O português apresenta-se dias depois de ter completado a Volta a Omã no 10.º posto da classificação geral.
Os fãs de ciclismo vão poder ver a Volta a Abu Dhabi no Eurosport 2 onde estão ainda, para além de Rui Costa, outros rivais de peso como Tom Dumoulin (Sunweb), Jonathan Castroviejo (Sky), Miguel Angel Lopes (Astana), Rafal Majka (Bora – Hansgrohe), André Greipel (Lotto Soudal), Simon Yates (Mitchelton – Scott), Alejandro Valverde (Movistar), Marcel Kittel (Katusha – Alpecin) ou Mark Cavendish (Dimension Data).
Desde a sua criação, em 2015, que a Volta a Abu Dhabi foi sinónimo de fim de temporada. A competição reunia na capital dos Emirados Árabes Unidos os melhores ciclistas, durante o mês de outubro, para a derradeira corrida do calendário.
Nos dias anteriores à prova, a União Ciclista Internacional realizava a Gala que premiava os melhores da época. Mas tudo isso mudou a partir de 2017 com a integração da Volta a Abu Dhabi no calendário da UCI World Tour.
Nas duas primeiras edições da prova, o colombiano Estebán Chaves (Orica-GreenEDGE), em 2015, e o estoniano Tanel Kangert (Astana), em 2016, foram campeões tendo vestido a camisola vermelha.