As rodas Roval Control SL Team LTD com 1240 gramas, é um peso muito reduzido quando se fala de conjuntos de rodas de bicicleta de montanha, o tipo de peso com que os ciclistas de XC sonham. Mas apenas um peso reduzido já não é o suficiente.

Roval Control SL Team LTDDesta forma, a Roval começou com os detalhes e projetou as novas rodas Control SL Team Issue para serem de fácil manuseio, suaves, muito duradouras e menos suscetíveis de trilhar as câmaras de ar, para além de serem umas das rodas de produção mais leves do planeta.

MUDAR O JOGO

Quer o jogo seja uma corrida do Campeonato Mundial de XC, acumulação de KMO’s pessoais ou apenas explorar trilhos e montanhas, é justo dizer que atualmente o jogo está a ser praticado de forma diferente.

O peso reduzido continua a ser uma prioridade máxima, mas as exigências atuais sobre as rodas de XC estão a tornar-se mais diversificadas à medida que os ciclistas se aventuram em novos territórios.

As corridas de XC de nível Elite apresentam agora um terreno que garante um elevado nível de stress e levam o equipamento ao limite. As bicicletas XC modernas estão a ser concebidas com uma geometria e suspensão mais agressivas, o que as torna uma escolha
sedutora para andar depressa em terrenos acidentados.

E os ciclistas por todo o mundo procuram equipamento que faça mais do que apenas sobreviver à procura de progressão; procuram equipamento que melhore o desempenho que a condução moderna exige.

Para satisfazer estas necessidades – ajudar os ciclistas a libertarem o seu potencial máximo
para o XC, permitir aos ciclistas de montanha irem mais longe e mais depressa com menos preocupações com a fragilidade – estamos orgulhosos de apresentarmos as novas rodas Control. Rodas líderes na sua categoria de peso leve. Uma força e estabilidade sem precedentes. E um super aro que garante menos furos do que o que quer que estejas a usar atualmente.

(RE)DEFINIR A RAÇA

Dar vida às novas rodas Control envolveu uma rigorosa revisão de tudo o que já fizemos e acabou por nos levar a desenvolver um conjunto de rodas totalmente novo, do eixo ao aro. As novas rodas Control são um exercício de conceção radical, de engenharia sem barreiras e de produção de ponta.

O peso vai ser sempre uma preocupação primordial quando se trata de rodas de XC. Cada grama conta quando queremos caçar pódios ou recordes pessoais. A massa rotacional é inimiga da velocidade; dificulta o controlo e consome preciosos watts. Ser mais pesado que
outras rodas não ganha corridas. Ser o mais leve pode.

Com 1240 gramas por conjunto, as novas Roval Control SL Team Issue são um dos conjuntos de rodas de bicicleta de montanha mais leves do mercado. São também mais leve que a maioria de rodas de estrada.

A durabilidade é importante. Ter as rodas mais leves era bom para nos gabarmos, por muito questionável que seja a longevidade. Esses dias já lá vão. As rodas mais leves no mercado de nada servem se não forem capazes de te fazer chegar à meta, ou se te deixarem apeado a quilómetros da estrada mais próxima. Através de uma rigorosa prototipagem e de uma série exaustiva de protocolos de testes – tanto no laboratório de testes como no mundo real – as novas rodas Control proporcionam uma resistência e durabilidade superior à de muitas rodas de montanha muito mais pesadas.

A qualidade de condução é adequada às exigências do XC moderno e BTT. A forma do aro
Control é cuidadosamente concebida e ajustada para ser lateralmente rígida, de modo a permitir traçar um percurso com precisão, mas suficientemente complacente verticalmente
para atenuar o zumbido do trilho e proporcionar uma condução suave.

Isto garante um comportamento preciso sem efeitos secundários adversos, reduzindo a fadiga do ciclista e melhorando os tempos de volta. A proteção contra furos é algo que a maioria das pessoas não fala muito. Entretanto, a maior perda de tempo nas corridas de XC deve-se apenas a furos nos pneus. Portanto, se o objetivo é passar do ponto A para o ponto B o mais rápido possível, faz sentido que algo deva ser feito para reduzir o risco de furos.

Repara no topo da parede do novo aro Control. Vês como é mais largo que o habitual? Deixámos de aceitar o status quo e decidimos fazer alguma coisa em relação aos furos nas
câmaras de ar.

O topo do aro tem 4mm de largura, e com esta largura e forma especificamente desenhada significa que é necessário 22% mais de força para trilhar um pneu do que antes. Os ciclistas podem agora andar com mais força, em pneus mais leves, a pressões mais baixas e com menos furos.

Para além de qualquer conversa sobre os benefícios obtidos por um menor peso rotacional ou uma melhor qualidade de condução, reduzir o risco de furos GARANTE uma roda mais rápida.

ARO CONTROL

Observa a forma deste aro. 29mm de largura interna, perfil assimétrico, cama do aro em escada, planos de 4mm de largura no topo da parede do aro sem gancho interno. Foram necessárias DEZASSEIS diferentes formas de protótipos e inúmeras horas passadas a desenhar, testar, partir e redesenhar, para finalmente chegar ao aro que aqui se vê. Pesa 358 gramas e é mais resistente que qualquer aro que se aproxime deste peso.

Há apenas conformidade vertical suficiente para proporcionar uma condução confortável, verdadeira e duradoura. E aqueles topos planos mais largos do que o habitual sobre as paredes do aro? É preciso 22% mais força do que a concorrência para trilhar pneus com o aro. As novas rodas Control estão repletas de características que ajudam a realçar o melhor da tua volta, mas estes aros são as estrelas do espetáculo.

Mais info em www.specialized.com.