A família Racing Zero, peso pluma nas gamas da marca Fulcrum, ganha a adição do modelo CMPTZN DB.

Lançada em 2007 como as primeiras rodas a usar raios de alumínio, a Racing Zero Concept ganhou o consenso imediato dos mais exigentes fãs ciclistas, graças às suas excelentes qualidades: uma mistura inteligente de reatividade, leveza e fiabilidade. Em 2017, a versão DB foi introduzida e, no ano seguinte, trouxe a evolução da versão carbono.

Ao longo dos anos, a linha foi atualizada e revista e a mais recente novidade é a Racing Zero CMPTZN DB, uma variante de alumínio mais leve com o visual mais minimalista da linha Fulcrum, para bicicletas com travões de disco.

Uma das rodas mais fortes e responsivas do mercado foi aprimorada graças ao uso de rolamentos CULT e ao padrão clássico de raios 2:1, com raios de alumínio de dupla densidade com partes sobredimensionadas.

Os rolamentos CULT (CERAMIC ULTIMATE LEVEL TECHNOLOGY) usam um aço especial para as pistas dos rolamentos. Este material apresenta extrema resistência à corrosão, permitindo que os rolamentos sejam lubrificados com uma fina camada de óleo em vez de massa.

Estes rolamentos de cerâmica de alta qualidade, graças à ausência de massa para rolamentos e ao seu acabamento de alta precisão, reduzem drasticamente o coeficiente de atrito, aumentando assim a suavidade de funcionamento das rodas em até 9 vezes em comparação com as soluções padrão. Os rolamentos CULT permitem que os ciclistas mantenham velocidades mais altas e economizar energia valiosa.

Outra característica importante deste conjunto de rodas são os seus raios, muitas vezes considerados erroneamente como a parte menos importante da roda e, por esse motivo, merecem um olhar mais atento.

As Racing Zero CMPTZ DB mantiveram o padrão típico de raios Fulcrum 2:1, com 14 raios no lado sujeito ao torque máximo e 7 no lado oposto (com diferentes padrões de montagem entre as rodas dianteira e traseira), um design que garante um comportamento simétrico apesar da sua estrutura assimétrica, tornando-as altamente responsivas.

Os raios são feitos a partir de uma haste de alumínio, prensados ​​e maquinados, para dar à cabeça do raio a sua forma especial. Posteriormente, os raios são fixos ao interior da caixa do cubo e tensionados ao aro com cabeças de raio de roscadas, preservando um perfil aerodinâmico para a restante superfície exposta.

O cubo traseiro, feito de uma única peça de alumínio sólido, maximiza a rigidez de torção e garante a transmissão eficiente de energia e a integridade do sistema. O cubo dianteiro, que não está sujeito ao esforço de torção da transmissão, pode ser feito de material mais leve, permitindo assim o uso de fibra de carbono para conectar as duas flanges.

Os cubos dianteiro e traseiro apresentam flanges sobredimensionadas para otimizar o desfasamento dos 21 raios aerodinâmicos de alumínio usados ​​em cada roda.

Os aros de alumínio, totalmente fabricados na Itália, destacam-se pelo design inconfundível com um perfil de 30 mm: o compromisso ideal entre o baixo peso e a facilidade de manuseio.

O conjunto de rodas continua a contar com a tecnologia 2-Way-Fit, que se tornou indispensável para a Fulcrum, permitindo a instalação de pneus clincher ou tubeless. Devido ao fato de não haver orifícios na base do aro, os pneus são montados sem o uso de fita para aro.

Graças à tecnologia Mo Mag, as cabeças dos raios são inseridas no interior do aro através do orifício da válvula, depois “guiado” aos orifícios individuais das cabeças de raio através de um íman e conectados aos raios. Esta técnica simples permite produzir rodas sem que exista nenhum orifício na ponte superior, enquanto ao mesmo tempo utiliza raios tensionados pelas cabeças de raio roscadas tradicionais.

A largura interna de 19 mm e o perfil de 2 vias permitem o uso de pneus tubeless de 23mm e maiores.

Foi dada uma atenção especial ao peso e à aparência das rodas, com um design minimalista. Umas rodas extremamente leves e elegantes, também graças à inexistência de decalques, enquanto apresenta diferentes tratamentos de superfície que geram um atraente efeito preto sobre preto.

As rodas CMPTZ é agora uma adição de grande impacto à família Racing Zero DB, apresenta um novo eixo otimizado de 12 mm (tanto no cubo dianteiro quanto no traseiro – apenas como a Racing Zero CMPTZN DB), com gráficos atualizados graças ao uso de adesivos refletores, mantendo todos os destaques substanciais que fazem com que a linha Fulcrum se destaque.

Mais informações em www.fulcrumwheels.com.

Deixar uma resposta