Ritchey Logic na linha da frente em quadros em aço para ciclismo e montanha

850

Ritchey TimberwolfAs técnicas de tubagem de tripla espessura Ritchey Logic II está entre as mais refinadas do planeta e por isso mesmo a qualidade de rolamento está acima de qualquer outra bicicleta com quadro em aço. O conforto e suavidade são o adn destes quadros, cujas técnicas de solda e engate de tubos são um exclusivo mundial.

Ritchey Timberwolf FrameO aço é o mais estudado e evoluído entre todos os metais.

Utilizado nas mais variadas indústrias, continua por descobrir qual é o auge deste material. No ciclismo, a liga mais utilizada é a 4130, mais conhecida como aço cromoly (ou mais tecnicamente, o cromo-molibdénio) por levar Cromo e Molibdénio como aditivos. As excelentes propriedades mecânicas desta liga tornaram-se um padrão de referência nos índices de resistência, rigidez e conforto, ie, as “ride qualities” mais apreciadas numa bicicleta. Atualmente, o Cromoly está sedimentado na indústria de bicicletas de altíssima qualidade dos quadros artesanais.

Tom RitcheyTom Ritchey: a vitalidade artesanal do aço

Só uma elite de pessoas como Tom Ritchey jogou uma grande cartada no passado das bicicletas de montanha e continuam em jogo com uma das maiores e mais curiosas promessas no mundo das bicicletas: prometeu que só rapava o bigode quando os componentes RitcheyLogic deixassem de ganhar corridas. Uma promessa que conta com 40 anos!

Os originais conceitos geométricos apresentados pela Ritchey são o resultado da ajuda e colaboração de alguns dos mais rápidos atletas do mundo. No início, o próprio Tom Ritchey participou em corridas em sujeitou todos os componentes à abrasão da competição. No início dos anos 90, juntou forças com o Campeão Thomas Frischknecht e recentemente está a trabalhar com o mais promissor dos jovens atletas mundiais: Nino Schurter! A base da parceria não está apenas no prazer único das vitórias, está na capacidade de acertar de conceber e fabricar o melhor!

Ritchey Timberwolf troa para a vida! Um quadro exótico que irradia pureza e intransigência.

2015-timberwolf-rear-tire_1Tom Ritchey estreou o original Timberwolf em 1984 (!) para dar resposta à crescente procura por bicicletas de montanha “para tudo”. Renascido 30 anos mais tarde, o Timberwolf é a encarnação hardtail de uma bicicleta de all-mountain com uma tenacidade Trail capaz de “rasgar” tudo o que se atravesse pela frente.

Concebida geneticamente para rodas 27,5′, o Timberwolf tanto desbrava como esculpe trilhos! Enquanto a maior parte das marcas se focaram nas bicicletas de suspensão-total, o Timberwolf surge neste cenário como uma espécie de soft-tail com muita tenacidade em Trail. O facto de ser totalmente esculpido em aço faz-nos acreditar que esta bicicleta cruza as qualidades de uma All-Mountain com uma Adventure-bike.

2015-timberwolf-rear-triangle_1O quadro em aço foi desenhado para suspensões até 140mm de curso com uma geometria especificamente para Trail. Traduzido em números: a tubagem o ângulo da coluna de direcção é de 67º e as escoras traseiras de apenas 432mm. Este quadro não é compatível com as recentes rodas plus, mas é possível montar com pneus 2.40′. Além disso, o “mestre” premiou o quadro com detalhes típicos de quem testou todos os protótipos: existe uma abertura junto ao centro pedaleiro para o cabo de espigão retrátil e as ponteiras da roda traseira são compatíveis para eixo traseiro de aperto-rápido tradicional “QR” e para veio passante de 142x12mm.

Vídeo de apresentação do quadro Ritchey Timberwolf 2016:

Ritchey Commando: uma FatBike valente como aço

commando-fat-bike-build-greenApresentada por «Ele» – Tom Ritchey – no Festival NAHS de 2015, o quadro FatBike Ritchey Commando está à altura do nome.. e da pintura! O verde militar da pintura é tão icónica como o próprio Tom Ritchey: fabricada integralmente em aço, tem uma capacidade quase insana de passar por cima de tudo… por isso mesmo o verde mate típico das viaturas militares é a cor que melhor assenta ao perfil da Commando!

O quadro e forqueta com tubos estreitos em aço contrasta com os volumosos pneus e denuncia o comportamento desta FatBike «pura e dura» que grita por trilhos estranhos e difíceis. As décadas de desenvolvimento e fabrico de quadros em aço colocam em cima da mesa o corpo e alma de todo o know-how RitcheyLogic Tubing II e coloca o provérbio “Steel is Real” no «radar» ou lista de desejos de qualquer ciclista. O nível de acabamento prolonga-se pela coluna de direção, ponteiras dos travões de disco e os diversos suportes para grelhas de bagagem (dianteira e traseira). O Séc.XXI faz eco em cada detalhe deste quadro com as mais recentes tecnologias e “standards” da indústria ciclista.

Ritchey RoadLogic: Os segredos da tubagem de aço

frame-road-logic-front-angle-2012-flatAs técnicas de tubagem de tripla espessura Ritchey Logic II está entre as mais refinadas do planeta e por isso mesmo a qualidade de rolamento está acima de qualquer outra bicicleta de estrada com quadro em aço. O conforto e suavidade de rolamento são o adn desta bicicleta, cujas técnicas de solda e engate de tubos é um exclusivo mundial.

O Road Logic está carregado de muitas subtilezas e detalhes recolhidos a partir de uma vasta experiência e know-how em soldar, moldar, engatar e converter a rigidez típica dos tubos de aço numa experiência ciclística rica e contemporânea.

Destinado a ser um ícone do ciclismo, a tubagem extra-fina do quadro Road Logic e as técnicas de solda avançada em TIG torna-o complacente e suave nos pisos mais degradados. As qualidades “elásticas” do aço cromoly permitem ao RoadLogic uma grande capacidade para suporta torções e dinâmicas impetuosas sem causar danos à estrutira. No terreno, o RoadLogic é contagiante para longos dias épicos a pedalar, mas ágil e firme para “aquele” sprint do final do dia.

Mais informações em: www.ritcheylogic.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome