A 13 de maio foi o ultimo dia de corrida do 3º round do Enduro World Series (EWS) 2018 em Olargues, França.
Foi também o dia de testes anti-dopping de larga escala, uma raridade no circuito EWS até agora.
Nove atletas foram chamados ao controlo da Agência Anti-Doping Francesa e pode-se agora confirmar que pelo menos dois deles acusaram Achados Analíticos Adversos.
O bi-campeão Richie Rude e o uma vez campeão Jared Graves confirmaram à Pinkbike que acusaram positivo para Higenamina (banida dentro e fora de competição) e Oxilofrina (banida em competição), no 3º round do EWS em França. Os mesmos afirmam que a amostra se revelou positiva devido a uma ingestão acidental.
Richie ganhou a série EWS em Olargues, França, mas posteriormente acusou positivo para Higenamina e Oxilofrina do Anti-Doping pós corrida em França.
9 atletas masculinos do EWS foram testados em Olargues, França
Elgan Delteral, Diretor Judicial da Federação Francesa de Ciclismo disse à Pinkbike que os testes foram efectuados pela Agência Francesa Anti-Doping (AFLD) em 13 de maio, o ultimo dia da competição. Embora não nomeie os indivíduos testados, Delteral afirmou que nove atletas foram chamados ao controlo pós corrida.
Então, quem foi testado? Dave Trumpore, fotógrafo da Pinkbike registou quatro atletas enquanto esperavam pela sua vez: Adrien Daily, José Borges, Greg Callaghan e Richie Ruden.
Estes quatro afirmaram à Pinkbike que foram testados, juntamente com Jared Graves e Martin Maes. Callaghan, Dailly, Borges, e Maes confirmaram que não foram notificados de quaisquer Achados Analíticos Adversos nos seus testes.
Com dois atletas a voltarem à Agência Anti-Doping Francesa e quatro a confirmarem que foram testados, faltam confirmar os nomes de três atletas e, mais importante, confirmar se acusaram ou não.