Revelado o percurso da Andalucía Bike Race by GARMIN 2024

Seis etapas, 340 Km, 10.000m+, um contra-relógio final e uma etapa rainha de quase 100 quilómetros para descobrir os novos campeões da 14ª edição da Andalucía Bike Race by GARMIN.

14ª Andalucía Bike Race by GARMINAgora é oficial o que foi avançado há algumas semanas. O percurso da edição de 2024 da Andalucía Bike Race by GARMIN já foi definido, após enorme trabalho da equipa do percurso em conjunto com os governos locais.

PUB

Assim, o menu que os atletas irão desfrutar de 26 de fevereiro a 2 de março é o seguinte:

ETAPA 1 – 54,18 quilómetros e 2.187 m+

Um dia de abertura com partida e chegada em Bedmar, uma das grandes novidades desta edição. Esta primeira etapa terá início em direção à Área Recreativa de Cuadros, para chegar ao Caño del Aguadero e à Fuente del Espino. De lá, os atletas irão em busca de Los Gamellones para chegar ao município de Albanchez de Mágina. O caminho Las Viñas levá-los-á de volta a Bedmar e irá deixá-los sem palavras e mais uma vez, através de Los Cuadros, chegarão à linha de chegada. A primeira subida longa e difícil no início dará o tom a todos.

ETAPA 2 – 65,31 quilómetros e 2.327 m+

Os atletas deixarão Bedmar para trás e irão instalar-se em Jaén para vivenciar duas etapas incríveis. No primeiro sairão em direção a Pegalajar, subirão ao Mirador de las Siete Pilillas para desfrutar de vários belos caminhos antes de seguir em direção a Mancha Real. Uma vez lá, regressarão a Pegalajar, onde encontrarão a zona de alimentação e o ponto de assistência mecânica, via La Guardia de Jaén. Não pela quilometragem, mas pelas exigências físicas e técnicas, este segundo dia é concebido como a etapa rainha da 14ª edição da Andalucía Bike Race by GARMIN no que diz respeito a Jaén. O trilho do Minado será outro dos pontos chave deste dia.

ETAPA 3 – 46,17 quilómetros e 1.692 m+

Segunda etapa em Jaén, em pleno Día de Andalucía e com El Neveral como protagonista. Uma etapa mais curta para recuperar do dia anterior e preparar para o que está por vir em Córdoba. A organização pode garantir que os atletas se vão divertir muito, num roteiro que muitos já conhecem, mas isso não significa que não ficarão surpresos. Uma infinidade de trilhos, com algumas novidades que permitirão terminar a etapa com relativa rapidez para passar à próxima paragem e a caminho da região de Córdoba. A Senda Conejera tem a assinatura da organização.

ETAPA 4 – 55,39 quilómetros e 1.434 m+

Próxima paragem: Villafranca de Córdoba!

A cidade de Córdoba tornou-se quase uma presença regular na corrida, graças aos percursos e às possibilidades que oferece. Nesta ocasião, a etapa terminará em Villafranca, mas Adamuz terá um papel importante. Partiremos em direção a Fuente Agria para encontrar Pedro Abad e apnahar a Vereda del Carpio. Os atletas chegarão a Adamuz, onde encontrarão a primeira zona de alimentação. Pela Vereda del Carpio, em direção a Meca, chegarão a La Sierrezuela.

Estes são alguns dos pontos importantes pelos quais passará nesta quarta etapa, assim como El Polvorín, El Bucle ou o Cordel de Villanueva para regressar a Villafranca. Para aqueles que já participaram de edições anteriores, as áreas onde normalmente acontecia o contra-relógio serão abordadas e novas seções serão adicionadas para aproveitarem ainda mais. No entanto, a etapa continuará a ser puro XCO em formato XCM, com subidas e descidas constantes que o levarão ao limite.

SKODA SUPER STAGE – 91,16 quilómetros e 2.123 m+

Córdoba, é a sua vez. Com quase 100 quilómetros pela frente, Córdoba dar-lhe-á as boas-vindas para desfrutar do seu desporto favorito. A etapa começará em direção a El Reventón, subindo a colina, ao longo do canal Guadalmellato, para procurar a Torre de las Siete Esquinas e passar pelo conjunto habitacional El Cruce. A rota sobe então por uma subida inédita até Santa María de Trasierra. Depois do Cortijo El Caño Trassiera, da Vereda de Trassiera, do Mirador de Las Niñas e do Caminho de la Dehesilla, irão procurar os caminhos em Santo Domingo para chegar ao Asomadilla. Haverá uma secção inédita, portanto anotem: La Senda de la Bastida.

ETAPA FINAL – 27,94 quilómetros e 812 m+

E aqui está mais uma das grandes novidades desta edição. Um contra-relógio para decidir os novos vencedores da Andalucía Bike Race by GARMIN. Um dia nos arredores de Santo Domingo. Do Parque Asomadilla sairão em direção ao Mirabueno Club, cruzarão o Arroyo Pedroche para regressar a Santo Domingo e alternará diferentes trilhos espetaculares, sem um único metro plano, para regressar ao Asomadilla e coroar os vencedores.

As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro em www.andaluciabikerace.com.