Revelada a rota do Absa Cape Epic 2022

O Absa Cape Epic 2022 regressa a três dos destinos mais famosos do BTT da África do Sul no seu percurso de 657 quilómetros até Val de Vie. Subidas brutais, singletracks cintilantes e uma árdua exposição ao calor e ao pó de África, garantirão que cada medalha de finisher seja conquistada com dificuldade. Enquanto desde inicio, o percurso é projetado com competição em mente.

Revelada a rota do Absa Cape Epic 2022A rota do Absa Cape Epic é uma das constantes mudanças da vida. Não há duas edições iguais na história da corrida. Existem, no entanto, zonas, trilhos e destinos que justificam visitas repetidas. Para 2022, as três aldeias de corrida exigiram novos compromissos para com a principal corrida de etapas do mundo. Assim como o destino da Grande Final, Val de Vie.

PUB

Três dos quatro contam com história do BTT na África do Sul, em geral, e no Absa Cape Epic em particular. O quarto, em Val de Vie, está a trabalhar em prol do seu próprio legado. Uma lenda em formação. Oferecendo aos ciclistas de montanha a hipótese de fazer a sua parte na escrita da história.

Em 2022, A Corrida Que Mede Tudo regressa a Lourensford Wine Estate, em Somerset West, pela primeira vez desde 2014. Os 8 anos foram bem passados, no entanto, e os construtores de trilhos têm estado ocupados. As equipas estão prestes a se deliciarem, em proporções épicas, no Prólogo; enquanto a Etapa 1 está definida para ser um teste de aptidão e habilidade, digna do precedente histórico da corrida, com árduas primeiras etapas de maratona.

De Lourensford Wine Estate, a rota segue para o leste, na Etapa 2. Cruzando as montanhas Hottentots Holland e entrando em Overberg. Elandskloof, perto de Greyton, será o lar por três noites depois de uma jornada de 118 quilómetros no interior. Trilhos acidentados e não esculpidas, aguardam nas Etapas 3 e 4. Assim como o essencial do verão africano, calor e pó.

A Etapa 5 regressa para oeste, atingindo três das subidas mais famosas do Absa Cape Epic durante o processo. Uma vez em Stellenbosch, os trilhos recompensam cada metro de elevação ganho. Aguardam duas etapas cheias de ação, repletas de trilhos inspiradores, enquanto a corrida se aproxima da Grande Final e da linha de meta, em Val de Vie.

“Acredito que a rota do Absa Cape Epic 2022 oferece um grande equilíbrio”, prometeu o diretor da rota, Hendrico Burger. “Entre as memoráveis ​​subidas de singletrack, que variam de imaculadamente manicuradas a incrivelmente cruas, as etapas oferecem trilhos, descidas e vistas que vão garantir que o Absa Cape Epic conquiste o seu lugar em memórias duradouras. Haverá oportunidades para ultrapassar, atacar e defender, para as equipas de elite; enquanto os atletas menos competitivos emergirão, sabendo que as suas medalhas de finisher foram conquistadas com dificuldade.”

“Lourensford Wine Estate, Greyton e Stellenbosch são todos sinónimos de BTT na África do Sul”, continuou Burger. “Lourensford em grande parte, graças ao papel que desempenhou como o anfitrião da etapa final de oito edições da corrida. Greyton, entretanto, costumava sediar algumas das primeiras corridas de etapa proto na África do Sul. Embora nessa altura, os longos fins de semana de BTT apresentassem várias disciplinas em vez de várias estapas. Stellenbosch dispensa apresentações como um destino para ciclistas, pois é rodeado por trilhos históricos. Em 2022, o Absa Cape Epic revisita o antigo percurso da Taça do Mundo de Downhill em Botmaskop, por exemplo. Felizmente, o trilho de 25 anos foi amplamente reformulado recentemente, então não é preciso ser o John Tomac para o percorrer, rápido.”

Prologo | 20 de março de 2022 – Um novo começo

2,5 estrelas
Lourensford Wine Estate
Distância: 24km
Subida: 1 050m

Após oito anos, o Absa Cape Epic retorna à Lourensford Wine Estate. Em 2022, Lourensford serve de ponto de partida para mais uma edição de The Race That Measures All. Que corrida que será, especialmente se fizer jus ao destaque do faturamento de Prólogos aprovado. Repleto de pistas simples, mas otimizado para ultrapassagens, ele dá o tom para as sete etapas que se seguem. Vistas deslumbrantes da montanha e do oceano aguardam aqueles que conseguem erguer os olhos das hastes. A primeira metade se arrasta continuamente para cima, levando os batimentos cardíacos cada vez mais altos, antes que a segunda fase do dia seja repleta de descidas de montanha-russa em uma pista simples bem cuidada. Os links de pista dupla fornecem amplas oportunidades de ultrapassagem e permitem que as equipes mais rápidas definam os melhores tempos possíveis e lotes de partida seguros para a semana de corrida quente.

Etapa 1 | 21 de março de 2022 – A Vista do Trono

5 estrelas
Lourensford Wine Estate para Lourensford Wine Estate
Distância: 92km
Subida: 2 850m

A primeira etapa maratona do Absa Cape Epic 2022 não deixa onde se esconder. Subir a King’s Climb é a primeira ordem do dia. Uma subida brutalmente longa e íngreme de Lourensford Wine Estate às alturas das Montanhas Helderberg, que estenderá o campo para a longa descida da Rota Vermelha dos Trilhos de Helderberg. Em seguida, seguem os trilhos virgens pelas vinhas Ernie Els e Alto, que atravessam o sopé de Helderberg em direção a Dornier. Uma vez dentro dos limites de Dornier, singletracks divertidos fornecem um aumento de adrenalina antes da subida mais desafiadora do dia, Die Nek. Atravessar Die Nek leva as equipas de volta a Lourensford, onde uma subida brutal final e um cintilante desafio singletrack e a sua recompensa, esperam a caminho da linha de chegada da etapa.

Etapa 2 | 22 de março de 2022 – Uma Odisseia Indómita

4,5 estrelas
Lourensford Wine Estate para Elandskloof, Greyton
Distância: 118km
Subida: 2350m

A Etapa 2 do Absa Cape Epic 2022 segue para leste, levando as equipas numa Odisseia Africana de luxo de Lourensford Wine Estate para o coração do interior. A rota atravessa a bacia de Helderberg, passando por Vergelegen, e sobe o Link de Gantouw e a passagem de Gantouw. Uma vez no planalto de Elgin, a forja a leste continua, mas inclui as trilhas da Cachoeira, Witklippies e Pofadder. Kat Pas e a nova singletrack de JK’s Switchbacks levam a Overberg e a Van der Stel Pas. A partir daqui a rota segue em direção a uma subida que abrirá caminho para a tradição do Absa Cape Epic num único encontro. Mas, do cume, aguardam vistas espetaculares antes das ondulantes faixas duplas exaurirem as reservas finais no caminho para Elandskloof.

Etapa 3 | 23 de março de 2022 – Um trilho de duas metades

Elandskloof, Greyton para Elandskloof, Greyton
Distância: 96km
Subida: 2250m

Em 2022, o Absa Cape Epic explora os trilhos de Greyton como nunca antes. Começa com um dia sobrecarregado com singletrack; apesar, dos quilómetros iniciais da Etapa 3 serem caracterizados pelos outros fundamentos do Absa Cape Epic: calor e pó. Subidas e descidas ondulantes suavizam as pernas para os singletracks das montanhas rochosas na segunda metade da etapa. Longos quilómetros de pista dupla irão garantir um ritmo alucinante no início da etapa, antes que os trilhos rochosos de Greyton imponham uma mudança de ritmo. Na segunda metade da etapa, os trilhos fluem conforme sobem e descem ao longo das montanhas Riviersonderend. Uma reviravolta final mostra as equipas a subir longe da linha de meta para alcançar o início do singletrack final do dia. Concentração é o nome do jogo e aqueles que lançam os dados em alta velocidade e alto risco colocam em risco as suas medalhas de finisher do Absa Cape Epic.

Etapa 4 | 24 de março de 2022 – Vale da graça

3 estrelas
Elandskloof, Greyton para Elandskloof, Greyton
Distância: 74km
Subida: 1650m

O segundo dia nos trilhos de Greyton não perde tempo em apresentar às equipas os trilhos espetaculares da região. O início de uma estrada distrital fornece um aquecimento rápido antes que os trilhos duplos pelas montanhas acima de Genadendal espalhem o campo para os trilhos que estão por vir. Os singletracks da estação missionária são crus e robustos, exigindo foco absoluto contante. Luislang, antes de Greyton, e Mad Dog, depois, fluem livremente. Bakenskop, entretanto, não. Um trilho de BTT e para BTT, digno de entrar nos anais do Absa Cape Epic, Bakenskop é uma subida, travessia e descida com 9 quilómetros de extensão; tudo em singletrack de xisto. Depois das emoções de Bakenskop, o trilho começa a subir mais uma vez, pela subida do OVNI antes de uma última descida em singletrack fazer regressar as equipas ao vale do Riviersonderend e à dureza de volta à vila de corrida Elandskloof pela última vez.

Etapa 5 | 25 de março de 2022 – Três irmãs

Elandskloof, Greyton para Stellenbosch
Distância: 109km
Subida: 2400m

Rusty Gate está, sem dúvida, entre as subidas mais reverenciadas d’A Corrida Que Mede Tudo. Normalmente, o ataque a ela apresenta um preâmbulo, um aquecimento; mas não em 2022. Saindo de Elandskloof, Rusty Gate é dos blocos iniciais, seguido por quilómetros ondulados ao longo das margens da Represa Theewaterskloof. A subida a leste de Franschhoek Pass fornece a secção de asfalto mais longa da corrida, antes de um trilho novo para os ciclistas de montanha conduzirem a corrida até à pitoresca vila Huguenote. Mais singletracks aguardam nas margens da Barragem do Rio Berg antes que a rota atravesse o rio para visitar o campo de treino dos gladiadores modernos. De Ludus Magnus, é mais uma vez a subir, primeiro gradualmente e depois abruptamente, sobre Botmaskop. A descida final do dia para Stellenbosch sugere que a condução recompensadora ainda está por vir no Absa Cape Epic.

Etapa 6 | 26 de março de 2022 – Por Hoek ou por Crook

Stellenbosch para Stellenbosch
Distância: 76km
Subida: 2700m

Gozando de mais singletracks por quilómetro de corrida do que em qualquer outra Etapa do Absa Cape Epic 2022, a Etapa 6 é ideal para os puristas do BTT, pois explora os famosos vales Banhoek e Jonkershoek. A rota sai de Stellenbosch subindo Botmaskop, misturando dual e singletrack, antes de cair no Banhoek Valley ao longo de uma série de curvas sinuosas. No próprio vale, trilhos rochosos aguardam antes da subida de regresso, via Tokara e as encostas mais baixas de Botmaskop. A rota para Jonkershoek atravessa alto, acima de um castelo no céu, então serpenteia para cima e para baixo, subindo Irish, descendo Armageddon e Red Phoenix, depois Bosluis e Firehut antes de uma última descida. Correndo para casa em Stellenbosch, o trilho segue o rio Eerste e inclui uma subida final antes que a linha de meta nos campos de Coetzenburg apareça.

Etapa 7 | 27 de março de 2022 – O Trilho para Val de Vie

3 estrelas
Stellenbosch para Val de Vie
Distância: 68km
Subida: 2000m

Após 8 dias de corrida de testar os limites, há um regresso à boa vida, para quem conseguir completar a Etapa 7. A Grande Final leva as equipes a Val de Vie, o Vale da Vida, e fá-lo com estilo. Muitas das fazendas mais famosas de Stellenbosch, incluindo Rustenberg, Morgenhof, Muratie e Babylonstoren, são percorridas a caminho da linha de meta final. No entanto, nem tudo é em descida, já que a altitude precisa ser ganha antes que a diversão comece. Isso é conseguido subindo Rustenberg e os trilhos Simonsberg. As emoções Never Say Neverending de Muratie, antes da rota seguir para o norte. Cruzando fazendas fabulosas numa mistura de dual e singletrack, a corrida desce constantemente. A última hipótese de esvaziar o tanque é fornecida pelos singletracks da propriedade de Val de Vie, depois para os campos de pólo e sob os arcos do Absa Cape Epic. A linha de meta aparece muito cedo para alguns, mas na hora certa para muitos outros. 8 dias de corrida Indomável completados.

Absa Cape Epic 2022 – 8 dias, 657 quilómetros, 17 250 metros de subida.

Em 2021 o Absa Cape Epic foi assim:

Toda a info em www.cape-epic.com.