Como já vem sendo tradição, no último domingo de Abril, a festa do BTT chega ao Ribatejo pelas mãos do Grupo de Cicloturismo Barquinhense, no seu evento de nome Almourol à Vista.

Nesta 12ª edição do Almourol à Vista, que decorreu no passado domingo 28 de abril, foram cerca de 1100 os atletas que se inscreveram para pedalar por caminhos maioritariamente de terra batida do concelho de Vila Nova da Barquinha, podendo optar por percorrer as distâncias de 40km com 720m de acumulado (Passeio) ou 60km com 1225m de acumulado (Maratona), nesta prova que marca o arrancar do Troféu BTT Ribatejo Norte.

Ao contrário dos últimos anos, o Grupo de Cicloturismo Barquinhense contou com um dia de excelência para a prática de BTT, o que permitiu a todos os atletas desfrutarem ao máximo de todos os singles tracks abertos e pontes construídas pela organização propositadamente para os seus eventos anuais, na zona ribeirinha junto aos Rios Zêzere e Tejo, passando pelo obrigatório Castelo de Almourol, onde se podia apreciar a beleza deste monumento enquanto se degustava um copo de ginja, oferecido pela organização no já conhecido Ponto G (Ginja).

No abastecimento principal, na localidade de Praia do Ribatejo, os atletas voltaram a poder apreciar a tão almejada sandes de porco no espeto, juntamente com outros sólidos e líquidos, tendo acompanhados de música, alegria e boa disposição.

À chegada à zona de meta, o Grupo de Cicloturismo Barquinhense, recebia rasgados elogios por parte dos atletas, referindo esta como a melhor edição até à data.

O secretariado, meta/chegada eram no mesmo local, tendo o secretariado funcionado de maneira bastante fluida e a partida, dada a horas.

Para os banhos, fruto da grande afluência de atletas, o Grupo de Cicloturismo Barquinhense disponibilizou duas zonas, uma um pouco mais afastada da meta e respetivos locais de estacionamento.

Quanto ao almoço, decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, não muito longe da zona de meta, tendo sido a parte do evento que recebeu algumas críticas.

Resultados do 12º Almourol à Vista:

Geral Passeio

1º – Hugo Moreira – Loja Pódio – 1h37:41
2º – Diogo Rodrigues – Individual – 1h39:03
3º – Fábio Silva – Roda Livre Cartaxo Team/Quinta – 1h39:03
(…)
731º – Rui Stuart – KILO DECOR – 5h30:58

Geral Maratona

1º – Nuno Inácio – TRILHO PERDIDO/JORBI – 2h36:58
2º – Ismael Graça – 20 kms de Almeirim – 2h42:08
3º – Pascal Inácio – Aguas Formosas – 2h43:22
(…)
139º – Carlos Martins – CCRAM SOBRE RODAS – 5h21:38

A festa do BTT Ribatejano à em Vila Nova da Barquinha, com o Almourol à Vista, que promete regressar em força em 2020, na sua 13ª edição.

1 COMENTÁRIO

  1. As organizações destas maratonas continuam a preferir o tudo ao molho ao invés de impor separações por maratona/meia maratona/passeio. Uma vergonha.

Deixar uma resposta