Domingo dia 20 de outubro foi dia dos ciclistas rumarem a Mação para participar na 6ª e ultima prova do Troféu BTT Ribatejo Norte, a VI Maratona D’Arrota a Presunto.

Rescaldo da VI Maratona D'Arrota a Presunto
© Jorge Rabaça

Foram cerca de 220 os atletas que se propuserem a comprovar a exigência física prometida pela subida acumulada dos percursos, bem como a exigência técnica, fruto dos muitos single tracks abertos propositadamente pela organização, quase todos eles antes da separação das distâncias, aos 20km.

A ajudar a tudo isto, as chuvas dos dias anteriores faziam esperar alguma lama, mas que acabou por ser bem menos do que ia a esperar.

O secretariado, mesmo junto à zona de meta, foi bastante rápido e incluía o já costumeiro”reforço matinal”. Os estacionamentos haviam um pouco por toda a vila e não muito longe também da zona de meta.

Rescaldo da VI Maratona D'Arrota a Presunto
© Urbina Varela

O arranque, após controlo 0 efetuado, deu-se a horas, encabeçado por uma viatura da GNR pelas ruas da vila, até que aos cerca de 3km se entrou na terra e no andamento livre.

A partir dai foi um seguimento de singletracks algo técnicos, pontes em paletes e sobe-e-desce até cerca dos 17km. Dai em diante, foi rolar até à separação aos 20km, onde já se seguia com pouco mais de 600m a acumulado.

Depois da separação, o percurso era muito rolante, apresentando apenas mais dois ou três pequenos singles, já mais a chegar ao final da maratona, para desenjoar um pouco do bastante estradão e sobe-e-desce que trazíamos.

Rescaldo da VI Maratona D'Arrota a Presunto
© Urbina Varela

Bons abastecimentos, boas marcações (com apenas um ou outro apontamento) onde a cal poderia ter melhorado, mas que teria sido um trabalho ingrato devido à chuva que caiu, bastante gente da organização pelo caminho e o melhor percurso que fizemos em Mação até à data.

Apenas a apontar de negativo as costumeiras passagens nas ribeiras, com agua gelada por meio da canela…

O almoço, mais uma vez foi em abundância desde as entradas até às sobremesas, pena a alguma demora da fila.

No final, a VI Maratona D’Arrota a Presunto deu os belos números de 58km com 1600m de acumulado.

Rescaldo da VI Maratona D'Arrota a PresuntoQue continuem o bom trabalho, e claro… O presunto sempre presente e até ao osso!!

Resultados:

Geral Maratona
1º – Nuno Inácio – Trilho Perdido/Jorbi – 02:48:21
2º – Pascal Inácio – Transfor – 02:55:40
3º – Dário Pereira – RÓÓDINHAS / Santos Silva 02:55:44
(…)
46º– António Pina – kansastedepressaBTT – 04:39:34

Geral Meia-Maratona
1º – Luís Diogo – Rvirtual – 01:43:09
2º – João Silva – Roda livre cartaxo team/Quinta da Atela – 01:45:39
3º – Paulo Cassaca – 20klm Almeirim restaurante o forno – 01:47:24
(…)
118º– Luís Oliveira – BTT – Branco Traçado para Todos – 04:25:14

Deixar uma resposta