A pista do Parque das Nações, em Lisboa, recebe nos dias 15, 16 e 17 de outubro o Red Bull UCI Pump Track World Championships. Uma oportunidade única para conhecer de perto aquela que é a mais jovem modalidade do ciclismo, envolvendo 70 atletas de 25 países. O público pode acompanhar o evento no local ou através da internet.

Red Bull Uci Pump Track World Championships De 15 A 17 De Outubro No Parque Das Nações
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Há uma nova modalidade do ciclismo a despertar e Lisboa será a sua capital entre os próximos dias 15 e 17 de outubro. O Red Bull UCI Pump Track World Championships reúne na pista oficial do Parque das Nações, junto à Ponte Vasco da Gama, os melhores valores do Pump Track – sendo esperados neste campeonato do mundo, 70 atletas em representação de 25 países.

PUB

Foi apenas em 2018 que a Federação Internacional de Ciclismo (UCI) reconheceu a nova e dinâmica modalidade do Pump Track. Esta consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e sem praticamente pedalar. Considerada acessível a todos, esta vertente permite a utilização de diferentes tipos de bicicleta, sejam de BMX, de BTT ou até de passeio.

Red Bull Uci Pump Track World Championships De 15 A 17 De Outubro No Parque Das NaçõesA pista do Parque das Nações foi inaugurada no ano passado e tem uma extensão total de 285 metros, sendo composta por 16 curvas. A competição coloca na pista um piloto de cada vez (solo runs), sendo o objetivo completar as voltas no mais curto espaço de tempo possível. Esta nova modalidade mistura atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross e as modalidades olímpicas do Cross Country ou BMX.

O espetáculo está garantido, num programa ao ar livre que é sem dúvida uma excelente sugestão para toda a família (entrada livre). Os entusiastas da bicicleta e os fãs do Pump Track que não tiverem a oportunidade de viajar até Lisboa vão também poder acompanhar toda a ação através da internet.

Red Bull Uci Pump Track World Championships De 15 A 17 De Outubro No Parque Das Nações
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Além dos apurados nas 12 sessões organizadas à volta do mundo, há ainda espaço para novos talentos. Nos dias 15 de outubro (inscrições e treinos) e 16 de outubro (Last Chance Qualifier), vai decorrer uma qualificação especial aberta a qualquer atleta federado, maior de 17 anos. Esta é assim a grande oportunidade para os entusiastas desta nova modalidade que não tiveram oportunidade de entrar nas qualificações internacionais desta competição. A participação está aberta a atletas masculinos e femininos, misturando atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross e as modalidades olímpicas do Cross Country ou BMX.

A Final Mundial do Red Bull UCI Pump Track World Championships conta com os apoios da Junta de Freguesia do Parque das Nações, da Câmara Municipal de Lisboa, da GHOST e da Riding Culture.

Mais informações e inscrições em www.redbull.com.

Deixar uma resposta