Raquel Queirós terminou a final da elite feminina de XCC do Campeonato do Mundo de BTT na 27.ª posição, na tarde desta quinta-feira, na Escócia.
A corredora portuguesa acabou a prova com menos quatro voltas, tendo conseguido entrar nos 30 primeiros lugares na quinta volta. A francesa Pauline Ferrand-Prévot, com 21m17s foi coroada campeã do mundo, à frente da jovem neerlandesa Puck Pieterse, que ficou a quatro segundos, e da britânica Evie Richards, que ficou a nove segundos.
O dia de Portugal no Campeonato do Mundo de BTT, porém, começou às 12h, com Beatriz Guerra a disputar a final de juniores femininas de XCO. A jovem corredora terminou na 45.ª posição, com menos uma volta. A canadiana Isabella Holmgren conquistou o ouro, com 1h07m37s, à frente da compatriota Marin Lowe e da polaca Natalia Grzegorzewska.
Seguiu-se a final de juniores masculinos, às 14h, na qual Rafael Sousa foi o destaque luso, ao terminar em 35.º, com 1:13:58, a 6m03s do líder, o dinamarquês Albert Withen Philipsen, que superou Elian Paccagnella (Itália), segundo, e Ian Ackert (Canadá), terceiro, com 1h07m55s. Guilherme Barros, o outro português em prova, terminou em 75.º, com menos duas voltas.
Esta sexta-feira (11 de agosto), será dia de Diogo Neves, João Cruz e Ana Santos disputarem as respetivas finais masculina (11h30) e feminina (15h30) de sub-23 de XCO. A participação lusa no Campeonato do Mundo de BTT chega ao fim no sábado (12 de agosto), com Raquel Queirós a disputar a final da elite feminina de XCO (11h30).