Rafael Rita nono classificado em Albstadt

48

O campeão nacional júnior de cross country olímpico (XCO), Rafael Rita, foi hoje o nono classificado na prova de juniores, paralela à Taça do Mundo de XCO, disputada em Albstadt, Alemanha.

A Equipa Portugal teve um desempenho de qualidade, colocando todos os quatro elementos da Seleção no primeiro terço da classificação. Rafael Rita foi o nono, a 3m40s do vencedor, o italiano Zaccaria Toccoli, que ganhou isolado, com 1m30s de vantagem sobre Loris Rouiller e com 1m35s sobre Stiven Thür, os dois suíços que o acompanharam no pódio.

O segundo melhor elemento da Equipa Portugal foi Rodolfo Serafin, 12.º, a 4m37s. Seguiram-se Márcio Peralta, 13.º, a 4m43s, e João Macedo, 17.º, a 5m12s. “Os juniores fizeram uma excelente corrida e estiveram na discussão das primeiras posições. Por erro da organização, o Rafael Rita partiu da segunda linha em vez de sair da primeira, mas conseguiu um resultado muito bom. Mesmo o João Macedo, que é júnior de primeiro ano, conseguiu estar na frente, apesar de um problema com um sapato”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Já na prova de sub-23, pontuável para a Taça do Mundo, os franceses dominaram, conseguindo as duas primeiras posições. Joshua Dubau venceu com 41 segundos de vantagem sobre Antoine Philipp. O terceiro foi o dinamarquês Jonas Lindberg, a 1m08s. Os portugueses não conseguiram posicionar-se na primeira metade da tabela.

João Rocha foi o 74.º classificado, a 12m03s, e Bruno Silva cortou a meta na 90.ª posição, a 12m26s do vencedor. Ambos fizeram uma corrida em recuperação, após um início de prova difícil. “O Bruno Silva partiu muito bem, mas partiu a corrente na fase inicial da corrida, depois do arranque fantástico. Foi como partir de novo, em último e já com atraso. O João Rocha, muito leve, cedeu no arranque, num terreno muito pesado, devido à chuva diluviana. A partir do meio da corrida foi recuperando posições”, explica Pedro Vigário.

Portugal volta à pista de Albstadt neste domingo. A sub-23 Marta Branco corre às 8h00. Às 9h20 será dado o tiro de partida para a corrida feminina de elite, na qual participa Joana Monteiro. A prova de elite masculina arranca às 13h35, contando no pelotão com David Rosa, ao serviço da Equipa Portugal, e com Mário Costa, com as cores da equipa Brujula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome