Está a chegar a segunda edição do Race Nature Albufeira, este ano com novidades e um cartel de participantes ainda mais aliciante que o ano anterior.
Bater-se-á o record de participantes nacionais e internacionais, porque, para além do forte contingente nacional, virão cerca de uma centena de espanhóis e outros atletas representantes de doze nacionalidades distintas, que trará quantidade e muita qualidade competitiva. Para além dos vários campeões regionais e nacionais, tem presença confirmada o bicampeão nacional belga Frans Claes (Square Group MTB Team).
Trata-se de uma prova aberta, mas é considerada o motor de arranque para a nova época desportiva do BTT Nacional e Internacional e preparação para outras modalidades e de outras “velocidades”.
Motivo de atração será a presença, entre os betetistas, do piloto de Moto GP Miguel Oliveira, vencedor do GP de Portimão, em 2020, que fará dupla com Miguel Praia, mas, desta vez, as motos ficarão na box. Munido da sua mountainbike, o “Falcão” terá a seu lado o Diretor e Responsável de eventos do Autódromo Internacional do Algarve e participarão na segunda edição desta competição de 3 dias, em MTB, com partidas e chegadas na Praia dos Pescadores, em Albufeira.
À semelhança do ano anterior, a organização estará a cargo da Cabreira Solutions, empresa líder nacional no segmento de mercado de eventos em bicicleta, que trará seis centenas de participais para conhecerem a costa algarvia, numa outra perspetiva, e usufruir de tudo o que a região tem para oferecer, para além da intenção, de preparação e da obtenção do melhor resultado desportivo, neste início de época.
Dia 26 de janeiro, a competição arrancará com o prólogo que define as lideranças dos escalões femininos e masculinos. Seguem-se sábado e domingo (27 e 28 de janeiro), as etapas em linha, que percorrerão os mais belos trilhos e arribas da região. O pódio final terá como cenário o extenso areal das praias de Albufeira, ao início da tarde de domingo.
Também o Gravel Challenge terá continuidade nesta iniciativa, que, recorde-se, teve a sua génese em Portugal, precisamente há um ano, na primeira edição do Gravel Challenge de Albufeira.
Sinal evidente de crescimento desta nova vertente do ciclismo, prende-se com a duplicação do número de inscritos nesta edição e com a internacionalização da mesma, com a presença de oito nacionalidades e será parte integrante deste evento nacional, que terá a segunda etapa, em Seia, na Serra da Estela e a terceira etapa, no nordeste de Portugal, em Freixo de Espada-à-Cinta.