PUB
blank

A criação da bicicleta de estrada Specialized Aethos começou com uma questão: “E se construíssemos uma bicicleta focada na mais pura experiência de condução em estrada, que se possa imaginar?”

SPECIALIZED AETHOS“E se construíssemos uma bicicleta para maximizar os momentos intemporais, em que tudo desaparece e humano e máquina se tornam um.”

PUB
blank

Todos nós conhecemos esses momentos, aqueles em que nos perdemos na reverência de dançar subida acima ou fazer uma curva telepática, em que nos sentimos livres das restrições do dia a dia e os quilómetros transformam-se em horas.

SPECIALIZED AETHOSExistem ciclistas por aí que anseiam por mais do que competir, que vêm experiências da estrada aberta como o equivalente a pisar uma linha de partida. As demandas deste ciclista sofisticado são iguais às do ciclista competitivo, pois onde desejam velocidade, estes ciclistas exigem um conjunto que tenha em consideração tudo o resto também.

SPECIALIZED AETHOSSubidas vivas em direção às nuvens, descidas brutais por outro lado, que exigem comportamento superior e uma condução incomparável de uma bicicleta que é a personificação de qualidade, desempenho e estilo.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Embora esse esforço nos permitisse aplicar tudo o que aprendemos sobre como fazer bicicletas ao longo do último meio século, o objetivo não era manter nenhuma das noções preconcebidas sobre como contruí-las. Mas onde é que isso nos levaria?

SPECIALIZED AETHOSSão tão entendidos nas normas da cultura do ciclismo quanto nas regras da UCI, mas nenhum desses limites teria qualquer influência no processo. Isso é porque a Specialized vê a criação deste instrumento de experiências transcendentes com a bicicleta como sendo muito mais importante.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"“Foi difícil para muitas pessoas aqui, envolver as suas cabeças numa bicicleta de estrada de alto desempenho que não fosse focada para competir. Tínhamos medo de que o projeto encontrasse alguma resistência e fosse cancelado, por isso a nossa equipa trabalhou em total sigilo por mais de um ano. Ninguém sabia do projeto até o desenho estar acabado, e estávamos a fazer os nossos primeiros quadros.” – Stewart Thompson, Road Gravel Category Leader.

Milhões de Cálculos em Busca de Uma Coisa – A Volta Perfeita

SPECIALIZED AETHOSA forma contribui em grande parte para o desempenho de uma bicicleta, e é por isso que a Specialized Aethos nasceu de um momento “Eureka” no laboratório de testes.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Os engenheiros estudaram a flexão dos quadros de carbono no dispositivo de testes de pedalada, e perceberam que a compreensão da indústria de como as forças fluem através do quadro estava incompleta e pronta para grandes melhorias.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Foram usadas incrivelmente grandes simulações em supercomputadores, mais do que qualquer humano pode fazer numa vida, para alterar subtilmente as formas redondas dos tubos. Isso tornou os formatos mais cónicos em áreas chave, para oferecer grandes ganhos em rigidez e equilíbrio com a quantidade mínima de material. Não há nada extra aqui, exceto mais estabilidade e integridade.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Esta é a história de como e porque as formas funcionam nesta bicicleta. O resultado da Aethos representa uma maneira completamente nova de desenhar bicicletas.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Por que é isto tão fixe? Porque vai moldar como vamos construir todas as bicicletas da Specialized daqui para a frente.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Agora, se a grande maioria do desempenho do quadro é ditada pela forma, então o restante desenvolve-se nos materiais usados e na maneira como são unidos – a disposição
dos materiais do quadro.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Continuar a estudar como os quadros se movem sob carga ajudou a determinar que havia muitas “camadas de rigidez” (ou camadas extras), adicionadas na criação de quadros tradicionais. Portanto, com essas novas formas dos tubos, era necessária uma maneira completamente nova de dispor os materiais. Felizmente, esta resultou na redução do número de camadas necessárias em 11%, em comparação com a S-Works SL6 (que já era conhecida por ser muito boa).

SPECIALIZED AETHOSUtilizando folhas de carbono maiores, mais longas e mais contínuas, conseguiram alcançar um posicionamento mais consistente do que em qualquer quadro feito antes pela Specialized. O interessante a notar é que as espessuras das paredes dos próprios tubos são substanciais em todo o quadro, mas por causa do menor número de camadas de rigidez, o peso geral diminuiu significativamente.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"A Specialized perseguiu qualidade de condução com a Aethos, e não um número. Dito isto, sabemos que uma bicicleta leve, rígida e equilibrada é magia nos pedais.

SPECIALIZED AETHOSO resultado, no entanto, é o quadro de estrada de disco mais leve alguma vez produzido, sem construções artificiais e um peso tão leve quanto 5,9kg. A Specialized Aethos é muito ilegal em alguns círculos de competições, mas ainda assim está habilitada para um ciclista de 125kg, e possui todas as características de comportamento telepático, resposta e rigidez que esperas de cada bicicleta que fabricamos. (Psst… não digas nada à UCI).

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Dizer que “tudo foi considerado com esta bicicleta” seria um eufemismo. Os engenheiros da Specialized passaram semanas após semanas a testar e experimentar, a desenhar, e obcecados com cada peça do puzzle. Mas com o ciclista no centro da conversa, o objetivo era fazer uma bicicleta que se adequasse ao teu estilo de vida, e não o contrário.

QUEBRA AS REGRAS COM A NOVA SPECIALIZED AETHOS | A CRIAÇÃO DA BICICLETA DE ESTRADA SPECIALIZED AETHOS COMEÇOU COM UMA QUESTÃO: "E SE CONSTRUÍSSEMOS UMA BICICLETA FOCADA NA MAIS PURA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO EM ESTRADA, QUE SE POSSA IMAGINAR?"Dos dropouts ao fixador do desviador, nenhum grama foi esquecido. O mesmo pode ser dito sobre a abordagem dos parceiros na Roval Components. Eles têm trabalhado para a mesma meta de qualidade de condução, e as rodas Alpinist de 1248 gramas e a nova combinação de guiador/ avanço Alpinist foram feitos sob medida para a Aethos e a volta da tua vida.

SPECIALIZED AETHOSAntes da Specialized, havia apenas um rapaz chamado Mike. Adorava pedalar pelas estradas que cruzam as montanhas de Santa Cruz e criou uma volta não tão fácil chamada “Big Easy”, mais de 2100 metros de escalada em 125 quilómetros. Tornou-se parte do DNA da Specialized é um ritual de passagem muito antes de ganhar qualquer prova. A Big Easy ainda hoje é o coração da marca.

Mais detalhes da em www.specialized.com.

PUB