Que “Monumento”! Não perca a Milão-Sanremo este sábado no Eurosport 2

28

A Milão – Sanremo é uma prova de ciclismo de estrada de apenas um dia que liga as duas cidades italianas ao longo 291km. O percurso é essencialmente plano e só os “sprinters” mais resistentes vão estar em posição de discutir a vitória. É conhecida igualmente por “Clássica da Primavera” ou “Classicissima” – a “Clássica das Clássicas”.

Os ciclistas deixam o frio do Norte, em Milão, rumo a Sul, para a famosa cidade situada na costa da Ligúria, que acolhe o festival da canção italiana. Pelo caminho, o pelotão encontra zonas de ascensão decisivas, como Passo del Turchino, Cipressa e Poggio di San Remo.

A Milão – Sanremo é o primeiro dos “Cinco Monumentos” de ciclismo da temporada, nome que recebem as mais importantes “clássicas” de um dia da modalidade devido à sua grande história e prestígio. Os outros “Monumentos” são a Volta a Flandres, a Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e a Volta à Lombardia.

A primeira edição da “clássica” remonta a 1897 e o primeiro vencedor foi o francês Lucien Petit-Breton. Mais tarde conquistou ainda o Tour. Triunfo que repetiu em 1908.

Os italianos dominam os registos históricos de triunfos com 50 vencedores, o último dos quais Filippo Pozzato, em 2006. Eddie Merckx detém o recorde de vitórias na “clássica”. Em 11 participações, o belga triunfou por sete vezes, nas edições de 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1975 e 1976. Tem mais uma vitória que o italiano Costante Girardengo, que dominou a prova nos anos 1918, 1921, 1923, 1925, 1926 e 1928.

No ano passado, o triunfo coube ao polaco Michal Kwiatkowski (Sky) que se impôs ao sprint sobre o esloveno Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors).

O Eurosport orgulha-se de ser a Casa do Ciclismo e em março emite uma série de provas que marcam a preparação dos atletas das principais equipas paras as Grandes Voltas da temporada: Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España.

Não perca a Milão-Sanremo no Eurosport 2 este sábado, em direto, entre as 13:30 e as 16:30 com comentários de Gonçalo Moreira, Paulo Martins e Olivier Bonamici.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome