Prepara as tuas férias de bicicleta

488
O que devemos ter conta para uma “aventura” em bicicleta. 

Até ao momento já usaste a tua bicicleta como meio de transporte para ir para o trabalho, na cidade, para fazer algum desporto ou até em algum fim-de-semana. Mas a bicicleta pode levar-te muito, mas muito mais longe. 

Imagina-te a pedalar entre vinhas e castelos, a fazer uma travessia numa ilha cheia de contrastes e paisagens lunares, a subir a montanhas ou a passear junto ao Danúbio enquanto visitas aldeias encantadoras. Se nunca fizeste nada disto, aproveita o começo da temporada de ciclismo para te preparares para uma destas aventuras no Verão. Que passos devemos ter em conta ao nos preparamos para uma “aventura” em bicicleta? 

1 Escolhe a tua aventura

Deves escolher que aventura queres ter. O ideal são as férias de Verão para que te assegures que tens tempo suficiente e que o clima te ajuda. Deves fazer a tua viagem de acordo com o teu nível em bicicleta e com as tuas possibilidades de treino. Começa a preparar-te o quanto antes, desta maneira terás o tempo suficiente para treinares e assim aproveitarás muito melhor a tua viagem.

2 Começar um plano de treino

Não há nada melhor do que fixar uma meta que te ajude a sair naqueles dias em que não te apetece treinar. Uma vez escolhida tua meta, deves conhecer o nível da meta que elegeste. Assim, podes fazer um plano de treino que se adeque ao nível que terás de ter. No ginásio, a bicicleta de spinning pode ajudar-te, mas lembra-te que é fundamental que durante a semana saias para a rua com a tua bicicleta. A intensidade e a frequência dos treinos são estipuladas de acordo com a meta que fixaste. Se não sabes fazer um plano de treino, pede ajuda a um profissional, mas se preferes ser um autodidacta procura bons livros de ciclismo ou informação na internet.

3 Prepara a tua viagem

Seja qual for a viagem que escolheste, terás de prepará-la. No caso de quereres participar numa corrida de um ou mais dias, o normal é que os organizadores te preparem tudo. Tu só passas o teu cartão de crédito e pedalas. De qualquer forma, e mesmo que tenhas escolhido uma opção mais relaxante, deves tentar organizar tudo com tempo para não seres surpreendido. Não te esqueças de que, ainda que te pareça cedo, nunca é tarde para começar a treinar. Esse treino ajuda-te a manter a motivação que bastante falta te fará naqueles dias em que só te apetece vender a bicicleta ao primeiro vizinho que te apareça à frente depois de chegares a casa empapado e congelado. Também te fará falta no dia em que fores pedalar com os teus amigos e depois de já estares com os bofes de fora, ouves o comentário: “Vamos continuar!”.
Decide as rotas que vais fazer na tua viagem. Se são em forma de travessia ou circulares, os Km de cada trajecto, os melhores destinos para visitar, os hotéis, os restaurantes que não deves perder, etc. Se acreditas que não tens tempo para a preparação da tua viagem, não desesperes. Existem agências especializadas em viagens de bicicleta onde poderás encontrar uma viagem a teu nível e gosto.

4 A tua bicicleta pode ir contigo?

Se já temos bicicleta, devemos pensar se é, ou não, a adequada para fazer o que nos propusemos. Até percebo que esta é a primeira bicicleta que tens, que quem te a deu é especial, mas tem em consideração se é a bicicleta correcta para atingires a tua meta. Se o teu objectivo é um passeio nas margens do Danúbio praticamente qualquer bicicleta serve, embora te sintas muito mais cómodo se tens uma bicicleta maior e melhor adaptada. Mas se vais fazer a Travessia dos Alpes, tens de ter a certeza de que tens a bicicleta apropriada. O ideal é que te dirijas a uma loja especializada. Aí encontras assessoria profissional que te poderá orientar. 

5 Aproveita!

Tem em conta de que o tempo passa muito depressa e que o teu objectivo – ainda que te pareça longínquo – vai chegar sem que te dês conta. Nessa altura vais achar que não estás suficientemente treinado, mas não te preocupes porque nunca estamos suficientemente treinados. Simplesmente aproveita e confia nas tuas possibilidades. Tudo o resto virá naturalmente. E vais ver que o teu corpo te vai dar muito mais do que imaginavas e que te vais divertir como nunca pensaste!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome