O triplo campeão mundial, o austríaco Alban Lakata, e o seu parceiro, Kristian Hynek, da República Checa, venceram neste domingo o prólogo de 49 quilómetros de La Leyenda del Dorado, a mais importante e prestigiada corrida de BTT da Colômbia.

Os atletas da categoria Elite Masculina levaram 2 horas e 4 minutos para completar o percurso entre La Plaza de Bolívar, Manizales, e o centro recreativo de La Rochela na Palestina, Caldas.

O segundo lugar ficou com Tiago Ferreira, também campeão mundial de maratona de 2016, e Hans Becking, da Holanda, atual campeão da La Leyenda, com 2 horas e 5 minutos de duração.

O pódio da primeira etapa foi completado com o belga Jorris Massaer, também campeão do ano passado, e José Dias, que chegaram ao fim em 2 horas e 6 minutos.

Enquanto isso, na categoria Elite Feminina, as duas primeiras colocadas foram a colombiana Mónica Calderon e a venezuelana Liliana Uzcategui, atravessando a linha de meta com um tempo de 2 horas e 54 minutos.

Foram acompanhadas de perto por Yosiana Quintero e Leidy Mera, que acabaram com 2 horas e 57 minutos e o terceiro lugar foi para Ilda Pereira e Mayalen Noriega da Espanha, com um tempo de 2 horas e 59 minutos.

A terceira edição da prova, que acontece pelo segundo ano consecutivo nas cidades de Caldas, como Palestina, Neira, Aranzazu e Salamina, começou às 9h da Plaza de Bolívar, Manizales, onde as Lendas foram aplaudidas por centenas de Manizaleños. Os atletas locais, como Nelson Cardona, que corre com uma prótese na perna direita, receberam uma saída especial numa que é uma das localizações icónicas de Manizales.

Esta energia foi sentida pelos ciclistas de montanha, com o calor dos Caldenses e paisagens deslumbrantes que fascinaram todos os 250 ciclistas de montanha de um total de 21 países.

O prólogo serviu de aquecimento para os atletas que pensavam nas etapas exigentes que se seguiriam, e os habitantes locais de aldeias como La Cuchilla del Salado e Alto de Lisboa aplaudiram os ciclistas de montanha, alguns dos quais percorreram partes da rota no dia anterior.

Na segunda-feira, 30 de julho, os atletas enfrentam a primeira etapa, intitulada Coffee, um circuito de 70 km, que começa e termina em La Rochela. O percurso começa a ficam mais exigente, com subidas até às Fazendas Santa Elena, La Miranda e Moravita, onde os ciclistas serão severamente testados nesta prova de sete etapas que percorre 466 km no total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome