Portugal soma 46 pontos para a qualificação olímpica

343

A segunda etapa da Taça de Portugal de Cross Country (XCO) – Marietel, disputada no Parque Aventura DiverLanhoso, Póvoa de Lanhoso, permitiu a Portugal somar mais 46 pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

O campeão nacional de elite, David Rosa, foi o principal responsável pela colecta de pontos, pois amealhou 40, graças ao segundo lugar na corrida, a apenas 29 segundos do vencedor, o espanhol Rubén Ruzafa (Orbea). O outro corredor a contribuir para o ranking do país foi Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), 12.º classificado. Pontuam para o apuramento olímpico os três ciclistas mais bem classificados de cada nação no ranking mundial. O terceiro homem português é Tiago Ferreira, que não alinhou, devido a lesão.

Além de Ruzafa e de Rosa, o pódio deste domingo completou-se com o polaco Piotr Brzozka (JPG-2 Professionam MTB Team), terceiro classificado. Nas contas da Taça de Portugal de XCO – Marietel, David Rosa ascendeu ao comando da geral individual de elite.

O sector feminino foi dominado pela polaca Paula Gorycka, que teve na espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), segunda classificada, a principal adversária. Joana Barbosa (Póvoa de Varzim) foi a terceira. Lucia Vazquez manteve o comando da geral.

O júnior Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) está, por enquanto, invicto na Taça de Portugal Marietel. Na semana passada impôs-se em Silves e, neste domingo, não deu hipóteses na Póvoa de Lanhoso, cimentando o primeiro posto na geral. Ana Tomás (BTT Seia) também manteve o ímpeto ganhador, sendo líder destacada no sector feminino dos juniores.

Em cadetes, tanto masculinos como femininos, a corrida do parque DiverLanhoso proporcionou novas lideranças da geral individual, com os vencedores da prova minhota, Luís Ferreira (Strix/Tóbikes) e Ana Sofia Silvestre (Clube Xelb), a saltarem para o comando.

O veterano A Carlos Gones (Xyami/Fagor/Nova Vida) repetiu o triunfo da semana passada, reforçando a liderança nesta categoria. António Silva (CC Gondomar/Sram/BMC/SPR) foi o melhor em veteranos B+C na pista de Diverlanhoso, mas António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), quarto na corrida minhota, manteve a liderança na geral. A veterana Teresa Fernandes (Clube Xelb) festejou mais um triunfo e é cada vez mais líder.

Por equipas, impôs-se na Póvoa de Lanhoso a formação vianense Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas.

(FPCiclismo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome