PUB

Ciclismo Rio 2016 PortugalO ciclismo português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 na vertente de estrada após oficialização do último Ranking de Nações de Ciclismo de Estrada, publicado no início deste ano. O apuramento dos quatro atletas significa que Portugal terá quatro ciclistas na prova de estrada e que um deles competirá também na prova de contrarrelógio.

Despois da participação portuguesa em Londres 2012 com três atletas, um deles também no contrarrelógio, Portugal aumenta assim o número de ciclistas a representar a Missão Portuguesa na 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Caberá à Federação Portuguesa de Ciclismo indicar quais os atletas que irão ocupar as quatro vagas, em data a definir.

PUB

Também na vertente de BTT, Portugal terminou o primeiro ciclo de qualificação com condições de apurar dois atletas, contudo o apuramento final apenas se consumará no dia 31 de maio, após o final do segundo ciclo, sendo necessário manter os bons níveis de pontuação nos rankings para confirmar a qualificação de dois atletas.

Com mais estas vagas conquistadas para a Missão Portuguesa, são agora 52 as vagas já conquistadas para o Rio de Janeiro. Para além do Ciclismo, a Missão Portuguesa tem já garantidas vagas na Vela, num total de quatro, nas classes de 49er (Jorge Lima e José Costa), Laser (a definir) e RS:X (João Rodrigues), Tiro (1 vaga que irá competir em duas provas: PAC 10m e Pistola 50m), Canoagem (6 vagas), Natação (2 vagas nos 200m Estilos, conquistadas por Diogo Carvalho e Alexis Santos), Taekwondo (Rui Bragança nos -58kg) e Futebol (prova masculina – 18 vagas).

A estas acrescem para já 16 no Atletismo, depois da recente confirmação dos critérios de qualificação nacionais pela Federação Portuguesa de Atletismo. Estas vagas terão de ser ratificadas durante o ano de 2016 de acordo com os demais critérios de qualificação definidos por esta federação. Os atletas com mínimos neste momento são: Ana Cabecinha (20km Marcha Feminina), Dulce Félix (Maratona Feminina e 10.000m Femininos), Filomena Costa (Maratona Feminina), Inês Henriques (20km Marcha Feminina), João Vieira (20km Marcha Masculino), Miguel Carvalho (50km Marcha Masculino), Nélson Évora (Triplo Salto Masculino), Patrícia Mamona (Triplo Salto Feminino), Pedro Isidro (50km Marcha Masculino), Rui Pedro Silva (Maratona Masculina), Sara Moreira (10.000m Femininos e Maratona Feminina), Sérgio Vieira (20km Marcha Masculino), Susana Costa (Triplo Salto Feminino), Susana Feitor (20km Marcha Feminino), Vanessa Fernandes (Maratona Feminina), Vera Santos (20km Marcha Feminino), Tsanko Arnaudov (Lançamento do Peso Masculino) e Yazaldes Nascimento (100m Masculinos).

São 18 atletas com mínimos mas como existam quatro na prova de 20km Marcha Feminina e outras quatro na Maratona Feminino, apenas contabilizamos três vagas em cada disciplina, o que reduz o número de apurados no Atletismo para 16 em virtude do limite de três atletas por país nas provas em questão.

PUB