PUB

A Seleção Nacional vai competir com 19 corredores no Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, que vai realizar-se na província neerlandesa de Drente, desde 20 até 24 de setembro.

Portugal com 19 corredores no Campeonato da Europa de Ciclismo de EstradaPortugal contará com corredores de elite, sub-23 e juniores, masculinos e femininos. Entre os homens, estão convocados seis ciclistas de elite: André Carvalho (Cofidis), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Os seis irão correr a prova de fundo, no dia 24. Os representantes portugueses no contrarrelógio, dia 20, serão Ivo Oliveira e Nelson Oliveira.

PUB

A equipa de sub-23 contará com o vice-campeão mundial desta categoria, António Morgado, que será acompanhado pelo colega de equipa na Hagens Berman Axeon Gonçalo Tavares, por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). O quarteto alinha na prova de fundo, dia 22, dois dias depois de Morgado e Tavares competirem no contrarrelógio.

Os juniores portugueses, que só participam na prova de fundo, dia 23, são Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), José Miguel Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

“Acredito que temos uma equipa que pode ser muito competitiva na categoria de elite, até porque o percurso da prova de fundo, maioritariamente plano com um topo no final, se enquadra nas caraterísticas destes corredores. Nos sub-23 percebemos no Campeonato do Mundo aquilo que somos capazes de fazer. Os juniores e os sub-23 devem, neste caso, ser vistos em conjunto, dado que os corredores das duas categorias – mais alguns que desta vez não foram convocados – serão a base da nossa Seleção Nacional de Sub-23 nos próximos anos”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

Maria Martins (Fenix-Deceuninck) será a representante de Portugal na prova de fundo para a elite feminina, no dia 23. Portugal contará com a dupla da Bizkaia Durango Beatriz Pereira e Daniela Campos na prova de fundo para sub-23, no dia 22. Daniela Campos irá também competir no contrarrelógio individual, dois dias antes.

A Seleção Nacional compete na prova de fundo para juniores femininas, no dia 24, com Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

“A Maria Martins já demonstrou ter qualidade para discutir estas corridas, por isso foi sexta classificada no Europeu do ano passado. A Daniela Campos e a Beatriz Pereira fizeram uma boa preparação. A Marta Carvalho e a Raquel Dias são muito jovens, mas competirão muito motivadas. O fundamental, sendo todas ciclistas muito jovens, é continuar a dar passos em frente na nossa inserção no ciclismo feminino de alto nível”, afirma o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

Os contrarrelógios individuais correm-se todos no dia 20, em Emmen. A prova masculina de elite terá 29,5 quilómetros, os sub-23 de ambos géneros vão completar 20,6 quilómetros.

As provas de fundo têm partidas de diferentes localidades, terminando todas no Col du VAM, iniciando-se no dia 22 e terminando a 24.

Calendário de Provas com Portugueses

20 de setembro

12h00: Contrarrelógio Sub-23 Femininas, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 20,6 km
13h05: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 20,6 km
16h15: Contrarrelógio Elite Masculina, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 29,6 km

22 de setembro

9h30: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos, Hoogeveen – Col du VAM, 136,5 km
14h30: Prova de Fundo Sub-23 Femininas, Coevorden – Col du VAM, 108 km

23 de setembro

9h00: Prova de Fundo Juniores Masculinos, Drijber – Col du VAM, 111 km
13h30: Prova de Fundo Elite Feminina, Meppel – Col du VAM, 131,3 km

24 de setembro

9h00: Prova de Fundo Juniores Femininas, Drijber – Col du VAM, 69 km
12h30: Prova de Fundo Elite Masculina, Assen – Col du VAM, 199,8 km

PUB