PUB

Hoje Castro Daire viu-se vestida de ciclistas, para a 1ª Etapa do Portugal Brasil Ride, a partir do jardim junto à sua Câmara Municipal pelas 09 horas e desta vez com os atletas a saírem todos juntos e com partida controlada durante 1km, a subir em alcatrão pelas ruas da localidade.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Ao fim de 1,5 km saímos do alcatrão e tivemos o primeiro estreitamento iniciando-se aquele que seria um belo parte pernas, ainda assim, não imaginávamos o que estávamos para apanhar.

PUB

Maioritariamente em estradão, era um percurso pouco técnico, mas que compensava pela necessidade de capacidade física. Ainda assim, hoje o percurso brindou-nos com um ou outro singletrack junto a linhas de água, sem que exigissem demasiado da técnica.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1O Rio Paiva fez por vezes a sua aparição e foi comum ouvir ao longe as suas águas a correr, tendo inclusive, numa das duras subidas do dia e felizmente última digna de registo, sido possível apreciar ao longe uma cascata de um dos seus afluentes, pois o ritmo exigia-se calmo e compassado, dando para apreciar a paisagem.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1O dia começou com as temperaturas amenas, mas depressa começou a aquecer e por volta das 11 horas já se faziam sentir perto de 24 graus, pelo que a hidratação foi um ponto chave. Para isso, além do que transportámos contámos com dois abastecimentos, sendo os primeiros aos 19km, onde contávamos já com cerca de 700m de subida acumulada.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Aqui acabou por ser uma paragem rápida para atestar com sais, comer parte de uma barra energética Voltage da Nutrend que tínhamos levado e seguir.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Aos cerca de 46km e a anteceder a dificuldade do dia, encontrámos o segundo abastecimento, este mais composto , colocando à disposição além da água e sais, coca-cola, marmelada, gomas, géis, laranja e banana, entre outros.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Aqui, demorámo-nos mais um pouco e comemos e bebemos um pouco mais, para enfrentar aqueles que seriam os cerca de 13km quase sempre a subir e onde acumulámos cerca de 550m de subida.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Daqui em diante, apanhámos imensa calçada antiga com inclinações por vezes bem superiores a 20% e a temperatura a bater nos 30 graus. Para finalizar, surgiu a tal subida com vista para a queda de água, com alguma pedra solta a complementar o desafio da inclinação.

Portugal Brasil Ride - Etapa 1Restou uma subida de cerca de 800m de comprimento e depois foi rolar e descer de novo até Castro Daire, onde para finalizar, as Trek Top Fuel foram brindadas com uma brutalidade de escadas mesmo a terminar.

Amanha voltamos a Castro Daire, para a 2ª Etapa do Portugal Brasil Ride até São Pedro do Sul, onde nos esperam 60.6km com 1896m de subida acumulada.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui