PUB

A seleção nacional de BTT vai competir no Campeonato da Europa de XCM, no próximo domingo (11 de junho), na categoria de elite masculina, numa prova de cerca de 95 quilómetros, em Laissac, Aveyron, França, local de boa memória para Portugal.

Pedro Vigário, selecionador nacional, convocou cinco atletas para a prova europeia: José Dias (BUFF Megamo Team), Tiago Ferreira (DMT Racing Team), Filipe Francisco (DMT Racing Team), Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Guilherme Mota (Guilhabreu MTB).

PUB

“Há alguns anos a esta parte, vamos sempre aos europeus, que já conquistamos por duas vezes. Temos o objetivo de lutar pela vitória final. Montámos uma equipa com essa ambição e é com essa motivação que vamos para este europeu”, apontou o selecionador nacional.

O percurso, em Laissac, Aveyron, França, na prova de elite masculina, será de 93,84 quilómetros e terá um acumulado de subida de 3070 metros. O local é de boa memória para Tiago Ferreira, ciclista luso que conquistou o Campeonato do Mundo de Maratonas BTT (XCM) de 2016 precisamente em Laissac.

“Este percurso é muito semelhante ao que encontrámos no Campeonato do Mundo de 2016, vencido pelo Tiago Ferreira. Adequa-se às características dos nossos corredores. É exigente e, ao mesmo tempo, rápido”, analisou Pedro Vigário.

Recorde-se que, entre os atletas convocados, Tiago Ferreira já foi campeão europeu em 2017 e 2019, campeão mundial em 2016, vice-campeão europeu em 2016 e vice-campeão mundial em 2017 e 2020. José Dias conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de 2021.

PUB