Construída com uma mistura de asfalto e partículas luminescentes, a ciclovia é capaz de brilhar no escuro por até dez horas sem a necessidade de fonte de energia.
A pequena cidade rural de Olsztyn, na região norte da Polônia, inaugurou uma ciclovia que promete aumentar a segurança dos diversos ciclistas da região.
Encontra-se em fase de testes uma ciclovia que, graças à energia solar, brilha no escuro. Uma boa solução para os ciclistas que andam durante a noite na estrada.
Desenvolvida pela TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o., esta nova ciclovia é movida a energia solar para poder brilhar no escuro.
Feita de um material sintético, a pista pode gerar luz até dez horas seguidas, caso seja carregada pelo Sol durante todo o dia.
O conceito não é novo. Na verdade, foi inspirado na ciclovia “Noite Estrelada“, da autoria do designer Daan Roosegaarde, que se encontra na Holanda.
No entanto, a tecnologia de ambas é bastante diferente. Enquanto que na versão holandesa se utiliza LEDs, a ciclovia holandesa não gasta energia e depende totalmente do Sol.
A nova ciclovia ainda se encontra em fase de testes mas, caso se venha a mostrar eficaz, seria uma ótima ideia para ser implementada em muitos outros países.