A Goodyear, famosa marca de pneus de origem norte americana que associamos particularmente a automóveis desportivos ou de competição.

Pneus Goodyear Eagle F1 SupersportAcontece que os primórdios da empresa nos finais do seculo XIX e inícios do século XX estão ligados à bicicleta, sendo esta um dos transportes mais utilizados na altura.

Mais de um século depois, a conhecida marca de pneumáticos volta novamente ao fabrico de pneus de bicicleta, mas agora com toda a tecnologia e conhecimento desenvolvidos ao longo dos anos, para nos apresentar uma vasta gama de produtos, para bicicletas de estrada, enduro, trail, downhill, gravel, XC e citadinas.

Testámos o mais recente desenvolvimento da marca em pneus para bicicleta de estrada: os Goodyear Eagle F1 Supersport.

A gama de pneus Goodyear Eagle F1 caracteriza-se por uma aderência e maneabilidade superiores, projetada para um desempenho ao mais alto nível. O modelo Supersport, para além das características do Goodyear Eagle F1, apresenta ainda um peso inferior, o que o torna ideal para competir na estrada, triatlo ou contrarrelógio.

A nível de desenvolvimento técnico o Goodyear Eagle F1 Supersport tem como principais características:

  • Dynamic GSR – Melhoria da aderência, redução da resistência de rolamento e menor desgaste.
  • R:Shield – Melhoria na proteção sob a lona mantendo a máxima performance
  • Piso otimizado – Piso com espessura otimizada totalmente focado na velocidade de modo a obter o melhor desempenho.
  • Design de alto nível e leve – Redução de peso em rotação para permitir aceleração mais rápida, baixa resistência ao rolamento e deslocamento suave.

Os pneus testados foram montados em jantes de alumínio e o modelo testado é o 700 x 23C, este é o mais leve de toda a gama, apresentando um peso aproximado por pneu, de 180g. A pressão habitual de utilização é de 7 bar à frente e 7,5 bar atrás.

Após uns bons milhares de quilómetros percorridos, na maioria com piso seco, mas também um pouco de chuva e piso molhado pudemos testemunhar com segurança que estes são dos melhores pneumáticos com que tivemos a oportunidade de rolar.

Se ao principio havia o receio de serem propensos a furos, pelo facto de serem tão leves, rapidamente nos apercebemos que a característica R:Shield funciona na perfeição.

Apesar de no Supersport a proteção sob a lona ser mais fina para tornar o pneu mais leve, não há um único vestígio de corte no pneu. A superfície mantém-se lisa e intacta.

O rolamento é muito suave em qualquer piso, mas quando nos encontramos em estradas irrepreensíveis, temos praticamente a sensação de flutuar no ar. O rolar do pneu é suave mas ao mesmo rápido, sentimos que estamos literalmente a “comer” quilómetros a grande velocidade.

A aderência em seco é excelente! É muito fácil colocar a bicicleta na linha certa da curva, em velocidade, sem qualquer receio de derrapagem, às vezes mesmo em estradas um pouco mais sujas ou com piso mais irregular. É pura adrenalina e prazer, curvar a grande velocidade com estes pneus.

Em piso molhado é necessário ter precaução redobrada, uma vez que o rasto é liso e não estão concebidos para enfrentar esta dificuldade adicional, no entanto, se começar a chover antes de chegar a casa, modere um pouco a velocidade, mas disfrute da viagem na mesma.

Já foi referido que cada pneu testado pesa cerca de 180g. São os pneus mais leves de toda a gama e seguramente, os mais leves em relação à concorrência. É gozo a mais para peso a menos.

O modelo testado é o 700 x 23C, ou seja, o pneu mais fino da gama. Uma vez que a pressão neste pneu é mais elevada, o conforto sai um pouco prejudicado, particularmente em pisos em mau estado ou paralelo. Os modelos de maior largura muito provavelmente serão mais confortáveis.

Sem dúvida nenhuma, a Goodyear colocou toda a sua sabedoria, experiência e pedigree de competição no desenvolvimento deste produto.

Mais informações em www.cicleon.com.