A Team INEOS confirma a contratação do triatleta, Cameron Wurf, que se irá estrear na Cadel Evans Great Ocean Road Race, no domingo.

O detentor do recorde mundial, da secção de ciclismo no Campeonato do Mundo Ironman, ocupará o lugar vago na equipa após a saída precoce e forçada de Vasil Kiryienka. Wurf irá competir durante a primeira parte da temporada, antes do seu foco se voltar novamente para o Ironman. O Campeonato do Mundo Ironman irá realizar-se em Kona, no Havai, em Outubro.

Treinado por Tim Kerrison, treinador principal da equipa INEOS, Wurf pretende melhorar o seu quinto lugar do ano passado. O australiano está numa trajetória ascendente na disciplina, tendo terminado em 17 (2017), 9 (2018) e 5 (2019), em Kona.

Wurf, 36, iniciou sua carreira desportiva no remo e competiu pela Austrália nas Olimpíadas de 2004. Fez a transição para o ciclismo profissional na equipa WorldTour Fuji Servetto (2009), Liquigas (2011) e Cannondale (2013-14), antes de se dedicar ao Ironman em 2016. É treinado por Kerrison desde 2017.

Wurf treinou pela primeira vez com a equipa no início de 2017 e é reconhecido como um dos atletas mais dedicados do desporto. Tornou-se colega de treino regular dos ciclistas da equipa, especialmente de Chris Froome, Geraint Thomas e Pavel Sivakov.

Wurf disse: “Tentamos várias abordagens diferentes no meu treino e na competição ao longo dos últimos anos e, como resultado, estou a tornar-me cada vez melhor e mais rápido, sendo uma natural evolução dessa abordagem. Desde que compito no Ironman, toda a gente começou a andar mais rápido, mas também continuam a correr com a mesma rapidez. Esta ligação ao ciclismo vai-me permitir ficar com um pé à frente, porque a bicicleta é a minha disciplina mais forte.”

“Estou focado em Kona, em outubro, mas também há uma oportunidade de ser útil à equipa, quando necessário antes disso. Conheço aqui muitas pessoas e treinei com muitos dos seus ciclistas e sinto que me encaixo perfeitamente aqui.”

“Esta é uma organização que sonhei fazer parte desde o inicio e é incrível usar oficialmente estas cores. Estou realmente feliz e orgulhoso por representar a equipa INEOS”.

Kerrison disse: “Cameron vai juntar-se à equipa para continuar a sua carreira no Ironman. A combinação da sua força física e versatilidade na bicicleta, a sua programação flexível e a sua experiência a correr no nível WorldTour fazem desta uma proposta interessante e única para a equipa e para o Cameron.”

“Na primeira parte da temporada, Wurf estará sempre pronto e disponível para competir, conforme necessário, nos meses que antecedem Kona, o seu foco voltará ao Ironman, com o objetivo de melhorar o quinto lugar do ano passado, com o apoio total da equipa”.

“Nos últimos três anos, ele foi apoiado por muitos de nossos principais patrocinadores – Pinarello, Kask, Castelli, Fizik e treinou frequentemente com nossos ciclistas. Ele tornou-se num dos triatletas Ironman mais consistentes do mundo.”