Tecnologia tubeless de uma nova dimensão: o novo Pro One da Schwalbe irá conquistá-lo desde a primeira pedalada, com os melhores valores de velocidade, aderência e segurança.

E o pneu tem ainda mais a oferecer: Souplesse – flexibilidade de fácil rolagem, que você consegue sentir, mas não consegue explicar. O novo pneu de estrada desenvolvido foi criado a partir do zero e está disponível nas versões Tubeless, TT e Tube Type.

“Um pneu sem câmara com a sensação de um pneu tubular.” É assim que Peter Krischio, Gestor de produtos da Schwalbe, resume as novas características do Pro One. O objetivo era desenvolver um pneu rápido, leve e seguro, que ao mesmo tempo oferecesse a máxima pureza. Um pneu que responde de forma rápida e precisa ao estilo de condução de um ciclista e fornece sempre um feedback sensível.

Desenvolvidos a partir do zero: os novos pneus de estrada de topo da Schwalbe Pro One Tubeless Easy. Pro One TT Tubeless Easy e Pro One Tube Type (da esquerda para a direita).

Resumindo: um pneu “vivo”. Além da experiência de condução suave e flexível, há outra vantagem tangível: o ciclista fica menos cansado e consegue um desempenho maior.

“Para tornar essas características reais, construímos uma carcaça completamente nova, otimizámos os seus compostos e modernizámos ainda mais, muitos aspectos do processo de fabrico.

Portanto, o novo Schwalbe Pro One não é um sucessor da geração anterior, mas um conceito totalmente novo ”, diz Peter Krischio.

Construção da carcaça flexível: A construção da nova montagem integra a tecnologia Tubeless Easy da maneira mais progressiva possível. Duas camadas na zona de contacto com o piso tornam o pneu macio, confortável e resistente a perfurações, enquanto três camadas laterais garantem alta resistência ao corte. Pedalar com este pneu parece-se com o movimento aveludado de um pneu tubular clássico.

Proteção contra furos V-Guard: A cinta é feita de uma fibra de polímero de alta tecnologia desenvolvida especificamente, que também é usada para coletes à prova de bala e resistentes a facadas. Proporciona excelente proteção contra cortes e perfurações e, ao mesmo tempo, é extremamente leve. Nem a resistência ao rolamento nem a maleabilidade do pneu são comprometidas pelo V-Guard. Uma cinta de 14 mm de largura protege a área total em contacto com o piso e, assim, proporciona proteção extra contra furos.

Composto Addix Race com uma composição completamente nova: Addix Race é um multi-composto feito dos polímeros mais inovadores e da mais alta qualidade. Como o conteúdo da carga de sílica aumentou significativamente, o processo de mistura também teve que ser ajustado com precisão. Várias misturas específicas são usadas para o centro e os lados, respectivamente. Isso aumenta a aderência durante as curvas, sem comprometer a resistência ao rolamento ou a durabilidade.

Fabrico: A fim de alcançar alta qualidade consistente, a Schwalbe investiu, mais uma vez, em máquinas inovadoras e formação de pessoal. A maior precisão e tolerâncias de produção mais rigorosas são essenciais para a instalação rápida e fácil de pneus, particularmente com pneus tubeless.

A estação de mistura de compostos totalmente automatizada, controla a taxa de mistura em tempo real, enquanto as novas extrusoras asseguram uma espessura de piso consistente e, assim, evitam efetivamente as flutuações de peso. A produção de pneus ainda é um trabalho que exige mão-de-obra altamente qualificada. Especialistas experientes trabalham com novas máquinas semiautomáticas de produção de pneus.

Os modelos de ponta: três versões do Pro One

Os novos e avançados pneus Pro One estão disponíveis nas versões Pro One Tubeless Easy, Pro One Tube e Pro One TT Tubeless Easy. Os novos modelos tubeless podem ser montados sem alavancas de pneu ou compressor, tão facilmente quanto um pneu de câmara-de-ar.

O Pro One Tubeless Easy foi projetado especificamente para uso sem câmara-de-ar e oferece, de longe, o maior nível de desempenho. Resumo: Addix Race Multi Compound, 245 g (tamanho 25 mm), 13% menor resistência ao rolamento, 22% mais aderência em curvas, maior proteção contra furos e maior quilometragem. Tudo comparado ao modelo anterior:

O pneu para câmara-de-ar, é o pneu de estrada para todos aqueles que (ainda) preferem andar com esta. As suas especificações são: Addix Race Multi Compound, 235 g (tamanho 25 mm), 13% menor resistência ao rolamento, 22% mais aderência em curva, proteção contra furos aumentada em 30%, maior quilometragem. Importante: O pneu para câmara-de-ar é especificamente projetado para uso com esta e não pode ser usado sem ela.

Pro One TT Tubeless Easy: o pneu tubeless mais leve do mundo, é o pneu de eleição para os ciclistas e triatletas contra-relógio. Com o seu Addix Race Single Compound, é projetado para contra-relógio e triatlo extremo. O pneu pesa apenas 205 g (tamanho 25 mm) e rola 21% melhor do que o Pro One Tubeless Easy. Patrick Lange usou um protótipo deste pneu para ganhar o Ironman World Championship 2018 no Havaí em tempo recorde.

O polivalente: Dois novos modelos Schwalbe One

O pneu polivalente Schwalbe One, também recebe um upgrade para a temporada de 2020. E neste verão, já ganhou prémios: a Schwalbe fez testes de pneus em duas grandes revistas europeias de ciclismo de estrada, TOUR (7/2019) e RoadBIKE (6/2019). Resultados: Como vencedor dos dois testes, o Schwalbe One deixou de lado os seus concorrentes na categoria de pneus tubeless de topo!

O novo One é baseado no modelo de topo anterior Pro One, que ganhou todos os testes de pneus tubeless relevantes de 2018 (TOUR, RoadBIKE, RennRad). Agora está a entrar no mercado com as novas versões One Tubeless Easy e Tube Type. Incorporando a construção patenteada de carcaça MicroSkin, proteção contra furos RaceGuard e Addix Compound duradouro, ambos os modelos são verdadeiras alternativas polivalentes às suas respectivas correspondências dos pneus de topo Pro One.

O Gestor de produtos Peter Krischio é o especialista em pneus de estrada da Schwalbe. Ele é um trunfo fantástico pelo seu conhecimento técnico, muitos anos de experiência e, claro, a sua paixão por andar na estrada.

O Schwalbe Pro One ganhou muitos testes em 2018. Porque é que se incomodou em desenvolver um pneu novo?

Queríamos desenvolver um pneu com características de condução semelhantes em comparação com um pneu tubular. Flexibilidade, a sensação especial da bicicleta que os profissionais pedem constantemente, foi o foco dos nossos esforços. Até agora, nenhum pneu dobrável conseguiu isso. Portanto, começámos do zero e desenvolvemos um pneu completamente novo.

Será que vamos ver mais profissionais mudando para tubeless no futuro?

Sim, tenho certeza. Na era dos travões de disco e das mudanças eletrónicas, jovens e inovadores profissionais de equipas importantes como a Wallonie Bruxelles ou o SRAM Canyon da Women’s WorldTour Team, já não aceitam um pneu tubular costurado à mão como o ultimo grito. Os pneus tubeless estão muito à frente dos pneus tubulares em termos de resistência ao rolamento, aderência e conforto. Não estamos a falar de diferenças marginais, mas melhorias de até 20%! Além disso, eles possuem excelentes características de segurança contra falhas. Os grandes benefícios do sistema são comprovados por um alto nível de aceitação nos desportos de triatlo profissionais, onde cada segundo conta.

O novo Pro One pode ser colocado como um pneu para câmara-de-ar. Como você conseguiu isso?

Os nossos novos pneus de estrada tubeless podem ser colocados sem alavancas de pneu ou compressor. Em primeiro lugar, temos muitos anos de experiência com tubeless em corridas de estrada e trabalhamos lado a lado com os fabricantes de aros e rodas. Testamos continuamente as características de montagem e a compatibilidade dos nossos pneus nas suas atuais rodas tubeless, para otimizar as tolerâncias de produção dos nossos componentes. Em segundo lugar, desenvolvemos um lábio de vedação específico para o talão do pneu. Após a montagem, o lábio de vedação adere ao flange do aro e resulta num fecho hermético entre o pneu e o aro. As ferramentas deixam de ser necessárias para a montagem dos nossos pneus tubeless, e basta uma bomba de pé para os encher.

Mais info em www.schwalbe.com.

Deixar uma resposta