Comemorando o seu 40º aniversário desde a sua primeira introdução em 1982, o grupo de componentes Shimano 105 recebe agora uma atualização para a tecnologia Di2.
O tão esperado Shimano 105 R7100, não só oferece desempenho Di2 para uma gama totalmente nova de ciclistas, mas também oferece a comutação sem fios de 12 velocidades com operação fácil e de maior confiabilidade.
Os ciclistas que tradicionalmente usavam sistemas mecânicos de transmissão agora podem experimentar as funções e as tecnologias herdadas das recentes atualizações do Dura-Ace e do Ultegra. O novo 105 Di2 é o culminar de vários anos de pesquisa e desenvolvimento, onde uma comutação perfeita sem fios e um sistema de travagem excepcional, marcam uma nova era no desempenho mais acessível.
Shimano 105 Di2: Ciência da Velocidade
Com o seu sistema inovador de transmissão Di2 (Digital Integrated Intelligence) lançado em 2009, esta versão mais recente do Shimano Di2 apresenta melhorias funcionais críticas, incluindo um cockpit sem fios e o salto para 12 velocidades. E tudo foi feito sem nenhum sacrifício para as mudanças rápidas, precisas e confiáveis que os ciclistas esperam de todos os grupos de estrada Shimano. A troca de andamentos é simples e consistente o tempo todo, sempre.
Plataforma Di2 integrada – Um sistema Di2 completamente redesenhado para uma comutação rápida num cockpit wireless.
Transmissão avançada – 12 velocidades otimizadas para uma eficiência inigualável e mudanças perfeitas.
Interface e ergonomia refinadas – Com o equilíbrio ideal de conforto, aerodinâmica e estética, o Shimano 105 oferece ergonomia segura e confortável e uma estética de cockpit mais limpa.
Sistema de travagem aprimorado – De forma a melhorar o controlo de travagem, o novo sistema Shimano 105 oferece um sistema mais silencioso e de fácil manutenção
Novas rodas em carbono – Combinam aerodinâmica, rigidez, peso e custo, numa opção competitiva de roda em carbono e com possibilidade tubeless.
Shimano 105 Di2: Wireless onde mais interessa
O Shimano 105 Di2 utiliza um sistema híbrido, apresentando um cockpit sem fios emparelhado unicamente numa conexão com fios entre a bateria armazenada no espigão de selim e os desviadores (frente e trás), garantindo absoluta confiança em todas as condições. E tal como o Dura-Ace e Ultegra, o sistema Shimano 105 Di2 é altamente personalizável usando o aplicativo E-tube Project da Shimano no teu smartphone.
Com o E-tube Project podes configurar o teu sistema de transmissão de forma a ajustar a velocidade de mudança, alterar o número de mudanças por acionamento do botão e utilizar funcionalidade de mudança sincronizada e semi-sincronizada.
Também podes emparelhar o sistema com a maioria dos ciclo-computadores de ciclismo de terceiros, incluindo Garmin e Wahoo, que permitem monitorizar a mudança atual e o estado da bateria.
Shimano 105 Di2: Interface e ergonomia refinadas
As novas manetes de mudança e travão Shimano 105 apresentam uma ergonomia e refinamentos inomparáveis seguindo o feedback dos ciclistas profissionais, onde um topo mais elevado e um novo formato da manete aumentam o conforto e controlo em todas as posições de condução. A travagem também foi otimizada através de uma ação mais leve da manete e respetiva expansão da area de travagem.
As manetes utilizam um circuito integrado sem fios que é propriedade da Shimano, apresentando uma comutação rápida, segura e com baixo consumo de energia. Ao compararmos com outras plataformas wireless é possível verificar-se a baixa probabilidade de interferência, a rapidez de comutação e a maior duração da vida útil da bateria. Também, ao ser usada apenas uma bateria interna, o carregamento torna-se mais simples e a propria bateria é protegida de melhor forma, garantindo uma comutação rápida, mas também confiável.
Manete Mudança/Travão ST-R7170
- Conectividade Di2 Wireless
- Manete de duplo-controlo 2×12
- Capa de borracha refinada para melhor ergonomia e aerodinâmica
- Melhoria de acesso aos botões
Shimano 105 Di2: Tecnologia de transmissão avançada
Ao mudar para uma cassete de 12 velocidades, a série R7100 tem agora agora os andamentos que os ciclistas desejam com uma comutação inteligente entre eles. Este é o resultado da otimização dos componentes de transmissão, que incluem opções de 11-34D e 11-36D na cassete e 50-34D e 52-36D no pedaleiro. Juntos, oferecem combinações de mudanças baixas, mesmo abaixo de 1:1, que permitem aos ciclistas enfrentrar declives mais íngremes e controlar melhor o esforço, mantendo uma cadência confortável.
O novo sistema também é compatível com as versões anteriores, o que significa que podem ser usadas as rodas com cepo de 11 velocidades com o novo Shimano 105 Di2.
Pedaleiro FC-R7100
- Pedaleiro HOLLOWTECH II
- 2×12 velocidades
- Combinação de andamentos:50-34D ou 52-36D, disponível mais tarde.
Cassete CS-R7100
- 12 velocidades
- Andamento de 11D para uma eficiência ideal
- Compatível com cepos de 11 velocidades
- 11-34D
Cassete CS-HG710-12
- 12 velocidades
- Andamento de 11D para uma eficiência ideal
- Compatível com cepos de 11 velocidades
- 11-36D, disponível mais tarde
Desviador traseiro RD-R7150
- Desviador com a tecnologia SHIMANO SHADOW
- Conectividade D-FLY integrada
- Tecnologia Di2 de12 velocidades
- Compatível com cassetes 11-34D e 11-36D
Desviador da frente FD-R7150
- Tecnologia Di2 12 velocidades
- Comutação rápida e precisa
Shimano 105 Di2: Melhoria da travagem
Tal como os últimos Dura-Ace e Ultegra, o novo Shimano 105 apresenta um sistema de travagem renovado que é mais silencioso e mais fácil de controlar. Como características principais, destaca-se o ponto inicial de contato mais rápido com uma zona ampla de controlo e 1% de maior distância entre o rotor de disco e as pastilhas. O sistema de sangramento também passou a ser mais fácil, uma vez que existe agora a possibilidade de o fazer sem remover a pinça do quadro.
Travões BR-R7170
- Controlo mais afinado e desempeho de travagem aprimorado
- 10% de mais espaçamento entre as pastilhas
- Processo de sangramento facilitado
Novas rodas de carbono RS710
Continuando na busca de tecnologia a baixo preço, a Shimano lançou também dois conjuntos de rodas de estrada em carbono mais acessíveis: C32 para escalada e C46 para o uso geral. Ambas partilham o DNA das rodas C36 e C50 Dura-Ace e Ultegra, equilibrando aerodinâmica, leveza e rigidez.
A C32 possui uma altura de aro de 32 mm, largura interna de aro de 21 mm e pesa 1.502g. A C46 tem 46 mm de altura, largura interna de 21 mm e pesa 1.610g. Ambas as rodas que não são de série são compatíveis com 11 e 12 velocidades, prontas para tubeless e vêm com um atraente logotipo Shimano.
WH-RS710-C32-TL
- Rodas leves para quando a aceleração é fundamental
- 665g roda da frente, 839g roda traseira
- 21mm de aro interno e tubeless
WH-RS710-C46-TL
- Rodas versáteis para fugas
- 719g roda da frente, 893g roda traseira
- 21mm de aro interno e tubeless
Mais info em https://road.shimano.com.