As equipas continentais e de clube voltam a competir no próximo domingo, na Prova de Reabertura, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, que se realiza em Sangalhos, Anadia.

Federação Portuguesa de CiclismoO regresso à estrada, após cerca de quatro meses de interregno competitivo, faz-se com um contrarrelógio individual de 22 quilómetros, com partida junto Centro de Alto Rendimento e chegada na Rua da Fonte Nova. São esperados cerca de 100 corredores, que começam a sair para a estrada às 15h00.

O itinerário inicia-se no epicentro do alto rendimento velocipédico em Portugal, passando por Vale do Estevão, Mogofores, Paredes de Bairro – a terra natal do melhor contrarrelogista nacional, Nelson Oliveira -, Ancas, Amoreira da Gândara e Fogueira, antes do regresso a Sangalhos.

O percurso é essencialmente plano, embora inclua alguns topos que incorporam exigência e quebras de ritmo, equilibrando a balança entre os roladores puros e os contrarrelogistas que necessitam de alguma dureza para fazer a diferença.

A prova irá realizar-se com medidas de segurança sanitária reforçadas face ao que era costume antes da pandemia de SARS-Cov-2. Os adeptos não terão acesso às zonas reservadas de partida e de chegada, restringindo-se o contacto entre os corredores e elementos externos à “caravana”.

Os entusiastas da modalidade podem, no entanto, assistir ao vivo à corrida, devendo distribuir-se ao longo do percurso, de modo a não criarem grande aglomerados, respeitando as normas sanitárias em vigor no país e o manual de desconfinamento do adepto de ciclismo, que pode ser consultado em www.fpciclismo.pt.