As novas rodas de Enduro e Trail Zipp 3ZERO MOTO 27.5” e 29” são inspiradas nas motos para dar aos pilotos controlo e durabilidade para velocidade pura.

A moto continua a ser uma poderosa fonte de inspiração por um bom motivo. Com sede no centro de corridas de Indianápolis, a Zipp por mais de três décadas usou os desportos motorizados como inspiração para desenvolver inovações pioneiras no ciclismo, em carbono.

A parede simples, que a Zipp chama de Moto Technology, permite que as jantes oscilem de cada lado dos raios ao atravessar terrenos mais duros.

À medida que a roda atravessa obstáculos, cada borda do aro é projetada de acordo com o terreno, criando a sensação de suspensão extra. Para o piloto, isso significa durabilidade e controlo para maior velocidade:

  • Maior resistência ao impacto.
  • Menor possibilidade de furos.
  • Mais tração em curvas difíceis.
  • Mais suave em terreno rochoso.
  • Capacidade de reduzir a pressão dos pneus.
  • Redução da fadiga do piloto.

Testadas pelos mais rápidos do mundo

Nos últimos dois anos, A Zipp teve protótipos e versões sucessivas das rodas 3ZERO MOTO utilizados pelos pilotos mais rápidos do mundo. O piloto de Enduro MTB, Adrien Dailly, correu com elas no seu primeiro pódio do EWS em França, e a lenda do enduro Jérôme Clementz registou a sua primeira vitória na Nova Zelândia. Com a ajuda deles, para além do enorme feedback dos nossos pilotos de testes, chegaram a uma verdadeira transformação da roda de mountain bike, desenvolvida para os obcecados por velocidade.

Os pilotos de teste estão dizem que sentem muito menos fadiga nos braços e não estão a sentir vibrações dos trilhos a subir pelo guiador. “Essas rodas parecem que eu tenho uma polegada extra de curso”, disse Clementz.

Rigidez: percepção vs. realidade

Enquanto outras marcas de rodas limitam o seu foco ao tradicional projeto de aro de seção em caixa, os engenheiros da Zipp – desinibidos pelo desenvolvimento da sua tecnologia – limparam o quadro branco e começaram do zero.

Todas as melhores ideias apontaram para a inspiração nos desportos motorizados e o aro de parede simples, proveniente da tecnologia dos motores era a melhor abordagem para as rodas de enduro / trail.

A rigidez, a conformidade e a durabilidade das 3ZERO MOTO advém do processo inovador de propriedade da Zipp para projetar e montar aros, cubos e raios. Cada roda do 3ZERO MOTO é construída como um sistema, o cubo ZM1 de 32 raios e aro de carbono fabricado manualmente, integram-se como um todo de modo a permitirem um papel importante no desempenho.

Olhe para uma seção transversal das 3ZERO MOTO e verá a diferença imediatamente. É um salto quântico no design de seção em caixa típico e limitado, que as rodas de bicicleta sempre usaram – o design inspirado nas motos, permite que os pilotos mais rápidos voem sobre o terreno mais difícil que se possa imaginar com velocidade e controlo como nunca antes.

Como funciona:

Rigidez lateral – Numa curva acentuada o bordo permanece rígido, proporcionando a confiança de que a roda está firmemente assente no solo. As flanges do cubo Zipp proporcionam melhores ângulos de suporte que ajudam a aumentar a rigidez lateral.

Limite de torção – Quando o movimento de torção é aplicado ao cubo traseiro, ao pedalar, não é desejável que os raios criem uma flexão tipo mola desperdiçando a potência da pedalada. Ter 32 raios tensionados corretamente mantém a roda direita neste processo, o que significa que a energia proveniente das suas pernas é eficientemente transferida para a roda traseira.

Conformidade radial – Quando bate numa pedra, o sistema está projetado para agir como um amortecedor. A Tecnologia MOTO da Zipp permite que o aro flexione, absorvendo a energia de impacto e afastando-a da zona de impacto para maior durabilidade. Em essência, a maior parte do aro absorve a carga do impacto.

Conformidade “tornozelo” – Imagine um corredor, ao fazer uma curva acentuada, o tornozelo será flexionado naturalmente para manter a aderência enquanto este se inclina para fazer a curva. O aro também se flexiona localmente para ficar paralelo ao solo ao longo das curvas, aumentando a tração, tal e qual o tornozelo humano. Esta capacidade de torcer localmente permite uma deflexão em alguns impactos sem que o piloto seja forçado a sair da sua trajetória.

Durabilidade e qualidade de condução – A resistência do aro 3ZERO MOTO excedeu as expectativas de resistência ao impacto devido à conformidade com a tecnologia MOTO. Quanto à qualidade, a roda também defletia três vezes mais do que as principais rodas de carbono, de seção convencional, da concorrência. Essa conformidade extra comporta-se como suspensão extra, mas também espalha a energia do impacto numa maior área. Isso também beneficia o ciclista na forma de prevenção de furos.

Os benefícios são evidentes: Maior controlo, menos desvios de trajetória, maior durabilidade e maior resistência a furos. O ganho líquido? Velocidade pura.

Pressão precisa

No enduro, 2 a 4 psi de uma maneira ou de outra podem influenciar muito a velocidade, conforto e tração.

Agora, é possível ter dados de pressão dos pneus em tempo real, graças à integração com o TyreWiz da Quarq em todas as rodas 3ZERO MOTO.

O TyreWiz é o primeiro dispositivo do mundo, de monitorização da pressão dos pneus baseado em aplicações AXS. A aplicação mostra aos pilotos exatamente a pressão dos seus pneus através do seu smartphone ou da unidade principal desde que tenha ANT + ou Bluetooth.

Cada par de rodas Zipp 3ZERO MOTO inclui o TyreWiz como um recurso padrão integrado, ajudando os ciclistas a selecionar a pressão precisa e ideal para cada condição de terreno.

O TyreWiz sincroniza os dados, usando a aplicação AXS, o software recolhe os dados dos sensores com uma precisão de pressão de + ou – 2%, até 0 psi.

Garantia vitalícia

A Zipp tem total confiança na durabilidade que a Tecnologia MOTO oferece. Cada par de rodas ou aro 3ZERO MOTO inclui uma garantia vitalícia para problemas no produto durante o seu uso mais extremo de Trail ou Enduro

Esteticamente atraentes

Além da sua função de desempenho, o padrão de disposição de carbono tem tão bom aspeto, como o funcionamento que permite. Adicione a isso os nossos novos gráficos Speed ​​Line de 8 cores disponíveis e terá uma roda com estética de alto desempenho.

Cada par de roda inclui:

  • Gráficos Speed ​​Line – escolha de 8 cores (Prata – Silver, Furtivo – Stealth, Vermelho RS, Laranja, Amarelo, Verde, Azul Marinho ou Azul)
  • TyreWiz – Sistema integrado de monitorização da pressão dos pneus
  • Válvula “Tubeless” – instalada de fábrica
  • Fita de aro “Tubeless” – instalada de fábrica
  • Cubo ZM1 com tecnologia Double Time ™ oferece 52 pontos de engate
  • Tampas: 15/110 dianteiras e 12/148 traseiras (a roda dianteira inclui tampas padrão de 21 mm e RockShox de 31 mm)

Cada aro simples inclui:

  • Gráficos Speed ​​Line
  • Válvula “Tubeless”
  • Fita de aro “Tubeless”
  • Anilhas

Preços: 

  • Rodas – Par € 2099
  • Apenas aro  € 750

Inspiração Moto. Controle + Durabilidade = Velocidade. Mais informações sobre as rodas de carbono para Trail e Enduro Zipp 3ZERO MOTO em zipp.com.

Deixar uma resposta