PUB

Pergunta a Jaroslav Kulhavý e ele dir-te-á: nas provas de Cross Country cada grama conta. Mas com os circuitos de XC cada vez mais agressivos, o facto de uma roda ser super leve já não é suficiente. Agora as rodas têm de ser tão rígidas e resistentes quanto leves, para além de todas as características de maneabilidade que os experimentados ciclistas de XC exigem atualmente. Hoje em dia as rodas devem ser como as novas Control SL.

Quando os nossos atletas nos pediram as melhores rodas de Cross Country, sabíamos que nos estavam a pedir algumas características muito especificas. Tinham que ser leves para terem uma baixa inércia, serem suficientemente fortes para resistirem às pedras e raízes numa bicicleta com pouco curso e suficientemente largas para que o perfil do pneu fosse otimizado tanto em tração como em resistência. Não era uma tarefa fácil.

PUB

Para alcançar todos estes objetivos, começámos por estudar o nosso aro Traverse SL para perceber se poderíamos extrapolar os seus benefícios, mantendo ou mesmo diminuindo o peso das anteriores Control SL. Com base na largura, que sabíamos que era a ideal para a experiência de condução desejada, ajustámos a forma do aro para otimizar a rigidez, o peso e a qualidade de condução de todo o sistema no seu conjunto: com um perfil demasiado alto tornavam-se demasiado rígidas e com um perfil demasiado baixo fletiam em demasia. Os nossos engenheiros analisaram meticulosamente cada forma de aro para chegar ao equilíbrio e à geometria perfeita, continuando depois a afinar valorizando as múltiplas opções de laminado de carbono chegaram ao aro de 30,4mm de perfil e a uma largura interna de 25mm.

Poder adicionar material e largura (três milímetros para ser exato), sem penalizar o peso, permitiu-nos criar uma roda de XC mais resistente, mas não estávamos contentes apenas com o aumento da sua resistência. Perseguindo o objetivo de disponibilizar o jogo de rodas de XC mais rápido, agarrámos nos novos aros e nos anteriores e montámos os pneus Specialized Fast Trak 2.0 para realizar provas de resistência, com pressões de 20 e 30 PSI. O resultado? O novo aro mais largo foi mais rápido em cada teste.

Mantendo o design Zero Bead Hook, as novas rodas Control SL tem tudo o que procurávamos…

Pensando nas rodas como todo um sistema completo, mantivemos também os mesmos objetivos de leveza e durabilidade no seu desenho, não poupando em nada na sua fabricação. Cada roda é montada à mão, mesmo sabendo que esta é uma arte um pouco perdida, sabemos que uma pessoa pode acrescentar qualidades que uma máquina simplesmente não consegue fazer. Com a montagem manual, é possível encontrar pequenas discrepâncias, que de outra forma numa máquina se perderiam. Assim, agarrámos no refinado aro 2Bliss Ready, juntámos os nossos cubos mecanizados CNC e os raios DT Swiss Competition Race. Os cubos contam com rolamentos selados e partes internas DT Swiss 240 com coroas dentadas de 54 dentes no cubo traseiro, para uma engrenagem muito rápida. Na nossa busca de diminuir tanto peso quanto possível, também incorporámos o nosso sistema Tubeless Plug, substituindo a fita interior de aro tradicional.

Renascida em 2005, a Roval desenvolve e fabrica componentes de alta qualidade para o ciclismo. Cada produto Roval é fabricado sob um elevado controlo de qualidade e grande dedicação em todos os detalhes. Cada jogo de rodas Roval é montado à mão com grande precisão e orgulho.

PUB