Agenda de Ciclismo | Nacional 2 e Marrazes no centro das atenções

48

A Estrada Nacional 2, que recebe, de quarta a domingo, o grande prémio internacional homónimo, e a freguesia de Marrazes, Leiria, onde se disputa, no domingo, o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO), estão no centro das atenções do ciclismo nacional durante esta semana.

 A primeira edição do Grande Prémio Nacional 2 é uma corrida de classe 2.2 internacional, disputando-se ao longo de cinco etapas, totalizando 764,5 quilómetros, que atravessam Portugal de lés a lés.

A prova começa, na quarta-feira, com uma ligação de 140,7 quilómetros, entre Chaves e Castro Daire, que inclui duas contagens de montanha de segunda categoria nos últimos 40 mil metros. Segue-se, no dia seguinte, uma viagem de 177,2 quilómetros, desde Castro Daire até Pedrógão Grande.

O terceiro dia começa em Pedrógão Grande e termina em Montargil, depois de percorridos 144,1 quilómetros. A quarta etapa, no sábado, liga Montargil a Aljustrel ao longo de 159,7 quilómetros. As pedaladas finais unem Ferreira do Alentejo a Faro, no último troço da Nacional 2, que terá 142,8 quilómetros.

O traçado apresenta-se adequado para sprinters e roladores. Vão participar as nove equipas continentais portuguesas, mas três equipas de clube nacionais, Fortunna/Maia, Sicasal/Constantinos/Delta Cafés e FGP/Cube Bombarral. De fora chegam oito formações, destacando-se as continentais profissionais Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias.

A pista de XCO de Marrazes, por sua vez, uma das competições mais esperadas pelos praticantes e adeptos de BTT, o Campeonato Nacional de XCO. Após um sábado dedicado aos treinos, será no domingo que a verdadeira ação acontece.

Às 9h00 inicia-se a manga de cadetes masculinos, masters e paraciclismo. Às 11h00 correm todas as femininas e os juniores masculinos. A prova masculina de elite e sub-23 arranca às 14h30.

A prova vai decorrer na pista permanente de Marrazes, que tem 4,4 quilómetros de perímetro e que sofreu ligeiras alterações que a tornam mais fluída e que permitem melhores acessos do público a zonas de espectáculo.

Mais eventos oficiais:

21 de julho: Taça de S. Miguel de Enduro, Açores
22 de julho: 6.º DHI de Sendim, Felgueiras
22 de julho: Prémio de Ciclismo das Festas de S. Pedro, Galegos, Penafiel
22 de julho: 1.º Circuito de Ciclismo no Nadadouro, Caldas da Rainha
22 de julho: 28.º Prémio Juvenil de Paio Pires, Seixal
22 de julho: 3.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, Monte, Funchal, Madeira
22 de julho: Taça da Ilha Terceira de Ciclismo de Estrada, Açores
22 de julho: Taça de S. Miguel de DHI, Açores
22 de julho: 3.ª Etapa do Troféu de Ciclismo para Todos do Algarve, Portimão

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome