Miranda Factory Team disputa Campeonato da Europa de DHI

60

Entre hoje e domingo, dia 8 de abril, realiza-se o Campeonato da Europa de Downhill (DHI) no Louzanpark, na Lousã, onde a Miranda Factory Team, que assume a liderança da Taça de Portugal nesta modalidade, ao manter o 1.º lugar no ranking nacional, vai participar com os pilotos Vasco Bica (Elite) e Tiago Ladeira (Júnior).

A competição, que se disputa pela primeira vez em Portugal, vai atribuir os títulos europeus àqueles que se destacarem nas finais de domingo, sendo cerca de 200 inscritos que vão estar na Lousã, a “Meca do DHI” nacional, oriundos de 21 países distintos.

 

As emoções fortes estão garantidas pelas características técnicas da pista que acolhe a prova: uma descida que começa aos 626 metros de altitude e termina nos 154 metros, num percurso com 2,43 km de extensão com uma inclinação média descendente de 14,3% e pendente máxima de 29%. Disputando-se em sistema de contrarrelógio individual e num trajeto sempre a descer, são as altas velocidades atingidas, as manobras técnicas e os saltos de cortar a respiração que fazem com que esta modalidade ganhe cada vez mais adeptos.

A pista do Louzanpark que vai receber o Europeu de DHI tem uma primeira parte muito rápida, à qual se segue uma zona técnica onde os atletas terão de contornar raízes, pedras e outros obstáculos, sendo os últimos metros do percurso para fazer a toda a velocidade.
Presentes vão estar os nomes mais fortes do ranking internacional, apresentando a lista de inscritos 22 nomes do Top 100 mundial masculino e 11 do Top 100 feminino, sendo que neste caso específico estão cinco atletas do Top 20 a representar as mulheres.

 

O Elite Vasco Bica, da Miranda Factory Team, é um dos nomes portugueses sobre o qual recaem algumas expectativas para a prova. Tiago Ladeira é outro dos elementos da equipa que também vai correr, mas no escalão Júnior. Quem não vai poder participar é Gonçalo Bandeira, tendo em conta que a categoria de Cadetes não existe neste tipo de competição internacional.

Hoje, quinta-feira, começa a ação na pista do Louzanpark, com o arranque dos treinos oficiais, que, tal como amanhã, decorrem entre as 8 e as 17 horas. Sábado, dia 7, a competição realiza-se nas mangas de qualificação que vão determinar a ordem de saída nas finais disputadas domingo.

São os Masters que iniciam as mangas de qualificação no sábado, entre as 9 e as 10 horas, seguindo-se as femininas, das 10.15 às 11 horas. Os Juniores começam às 14 horas e terminam uma hora depois e os Elites entram em pista das 15.10 às 16.30 horas.
As finais são disputadas às 9.15 horas de domingo, dia 8, para os Masters. Os Juniores competem entre as 13.30 e as 15 horas e os pilotos de Elite começam as descidas às 15.15 horas.

Quer as finais de Juniores como de Elite vão ser transmitidas em direto pela Internet, permitindo que esta competição seja acompanhada em todo o Mundo.
Alemanha, Andorra, Áustria, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia são os 21 países que vão estar representados na prova por cerca de 200 atletas.

O Campeonato da Europa de DHI tem o patrocínio oficial da Miranda&Irmão, que criou a equipa Miranda Factory Team. A marca portuguesa, líder no mercado internacional em componentes de transmissão para bicicletas, equipou as bicicletas dos seus pilotos com a pedaleira Miranda XMOD®, um produto único e inovador, recentemente premiado pelo Design & Innovation Award 2018, na categoria de componentes, e que contribui para alcançar os melhores resultados.

Recorde-se que esta importante competição de DHI está integrada no projeto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto e visa promover o território das Aldeias do Xisto como local privilegiado para a prática de todas as vertentes de ciclismo, de competição e de lazer. Em 2019 Portugal voltará a organizar este Europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome