A One-Twenty é o destaque de design da gama de suspensão total de 2019 da Merida. Intimamente relacionada com a aparência da One-Sixty, o estilo da One-Twenty mantém a estrutura da superfície e o formato dos tubos da sua irmã mais velha enquanto reduz ainda mais a altura. Isso foi alcançado em todos os tamanhos de quadros.
A Merida começou com um novo design a partir do zero e sem restrições. Uma linguagem de design limpa, elegante e significativa foi o objetivo principal. Começando pelos dropouts, os olhos do espectador seguem as linhas até à “sobrancelha” na testa do quadro, onde ela se desvia sem descontinuidades até ao tubo inferior.
A linha continua através do BB até à traseira. Um fluxo ininterrupto que guia através da bicicleta sem ficar preso ou perder o seu caminho. Os elementos de design estão lá para guiar e sublinhar o espectador na sua tentativa de entender a forma.
Transições superficiais lisas em conjunto com bordas definidas geram um jogo suave de luz, sombra, reflexão e bordas claras.
A forma da bicicleta espelha a determinação e concentração do atleta no trilho enquanto busca a linha perfeita. Linhas limpas mesmo durante mudanças de direção abruptas e confiança estilística em qualquer situação.
A nova One-Twenty, a bicicleta de trail de curso curto (frente 130 mm / traseira 120 mm) sente-se igualmente em casa em longas e exigentes subidas, bem como em retas enérgicas, descidas downhill técnicas ou singletracks.
A geometria atualizada e o design da estrutura, conferem à bicicleta um carácter muito divertido, mas ainda assim preciso e muito rápido. Em comparação com a sua antecessora que já era fantástica a descer, a nova Merida One-Twenty é ainda mais capaz nas descidas e adora tudo, desde singletracks rápidos e fluidos até pistas endurecidas e rochosas de enduro.
Devido ao seu baixo peso e fantástica entrega de potência, é uma bicicleta de longa distância extremamente capaz – particularmente a nova versão completa em carbono. A MERIDA oferece esta nova “bicicleta dos sete ofícios” do modelo topo de gama e super leve totalmente em carbono, passando por uma opção de carbono/alumínio até à mais acessível versão de alumínio.
MAIS DURADOURA
A nova Merida One-Twenty está equipada com um novo desenho de escora inferior sobredimensionada que aumenta drasticamente a rigidez da extremidade traseira do quadro e também aumenta a durabilidade.
A One-Twenty passou pelo teste de laboratório mais difícil da MERIDA – o ROBF:
– A velha ONE-TWENTY: 150.000 ciclos
– A nova ONE-TWENTY: 300.000 com cargas 20% maiores
– Quando um quadro passa no teste ROBF, ele passará noutros testes europeus sem nenhum problema, mesmo no Zedler Advanced Plus, onde os quadros são testados até o peso do sistema de 140 kg.
– Rolamentos maiores no ponto de pivô principal e no lado do sistema de transmissão tornam o sistema mais duradouro e ampliam os intervalos de manutenção.
DURABILIDADE / RIGIDEZ / PESO
A segunda meta era oferecer um quadro mais leve de nível superior. O nível CF4 é cerca de 400g mais leve do que o antigo ONE-TWENTY e impressiona pelo aumento da rigidez e durabilidade.
O alumínio é um pouco mais pesado que o velho ONE-TWENTY, mas muito mais durável e mais rígido.
MELHOR MANUSEIO
As escoras inferiores são 10 mm mais curtas, resultando numa bicicleta mais divertida que ainda oferece o equilíbrio perfeito entre ser uma grande alpinista e uma ágil bicicleta de trilhos.
APARÊNCIA
Uma aparência mais sofisticada e futurista que se encaixa na linguagem/linha de design de suspensão total da MERIDA que foi introduzida pela primeira vez na ONE-SIXTY.
OTIMIZADA PARA 1X
O quadro é otimizado para pratos de 32T – balanço e recuo de pedal mínimos.
SUPORTE BAIXO SOBRE A ALTURA
Dar ao atleta mais confiança e mais espaço para manobrar no percurso.
GEOMETRIA
O ângulo da testa foi diminuído de 69 (29er) para 67,3 graus, melhorando ainda mais as habilidades de descida da Merida One-Twenty.
As escoras inferiores são 10 mm mais curta, resultando numa bicicleta mais lúdica que ainda oferece o equilíbrio perfeito entre ser uma grande alpinista e uma ágil bicicleta de trilhos.
ESPAÇO
Foi criado mais espaço para permitir que pneus de 2,35″ rodem em aros mais largos.
PROTEÇÃO / MENOS RUIDO
Foi adicionada mais protecção à estrutura inferior, à área do BB e escoras superiores e inferiores para melhorar a durabilidade, mas também para tornar a bicicleta ainda mais silenciosa quando conduzida em superfícies irregulares.
RELAÇÃO DE ALAVANCAGEM INFERIOR
Um menor rácio de alavancagem faz com que o amortecedor possa ser montado com menos pressão. Isso é especialmente benéfico para atletas pesados, já que eles não precisam ir ao máximo de pressão de ar para encontrar a sua configuração preferida.
O amortecedor também é mais fácil de ajustar sendo que escapa menos ar quando a bomba de amortecedor é removida, porque se a válvula tiver menos pressão, menos ar sairá.
USO PRETENDIDO
Trail; Percurso de dias inteiros e longas distâncias (tipo maratona); Dependendo da configuração, é uma bicicleta mais para trilhos ou mais para “longas distâncias + passeios de dias inteiros”
Mais info em merida-bikes.pt.