De 07 a 10 de outubro os Municípios de Abrantes, Constância e Chamusca serão o epicentro da Orientação em BTT a nível Mundial. Até ao dia 29 de agosto estão inscritos 274 orientistas de seleções de 21 Países
A Federação Portuguesa de Orientação com o apoio dos Municípios envolvidos, vai organizar um dos eventos mais importantes de 2021 do calendário da Federação Internacional da modalidade, com a realização dos seguintes campeonatos em simultâneo:
– Taça do Mundo (ronda Final) e Campeonato da Europa de Elites
– Campeonato da Europa Juniores;
– Campeonato da Europa de Jovens;
– Campeonato do Mundo Masters.
– Taça de Portugal PMS
Tendo como centro do evento a cidade desportiva de Abrantes, será constituído pelas seguintes competições:
– Sprint;
– Estafeta Mista de Sprint;
– Estafetas;
– Partida em Massa;
– Distância Média;
– Distância Longa.
O terreno dos eventos principais são uma combinação de floresta de pinheiros e eucaliptos e muito pequenas áreas urbanas, com pequenas zonas de terreno acidentado com uma densa rede de estradões e caminhos, na sua maioria de boa progressão.
A escala dos mapas varia entre 1/7.500 e 1/15.000 e equidistância de 5m, de acordo com o tipo de prova.
A delegação portuguesa, tem em Davide Machado na Elite masculina e Marisa Costa em Juniores Femininos a suas maiores esperanças numa boa classificação. Davide Machado já conseguiu uma medalha de ouro numa Taça do Mundo e medalha de Bronze no campeonato do Mundo em Distância Longa e Marisa Costa também medalhada de Prata em Europeus de Jovens e Juniores.
Na última década, foram vários os eventos de topo de Ori BTT, que a Federação Internacional de Orientação atribuiu a Portugal:
– 2010 – Campeonato do Mundo em Montalegre
– 2013 – Taça do Mundo em Grândola.
– 2015 – Campeonato da Europa em Idanha-a-Nova.
– 2016 – Campeonato do Mundo em Águeda, Cantanhede e Mealhada.
– 2018 – Taça do Mundo em Odemira.
Mais info em www.mtbo2021.fpo.pt.