Mathieu van der Poel e Jolanda Neff foram coroados Campeões da Europa de XCO perante uma multidão de 10 000 pessoas no Anthropos Bike Arena.

Mathieu van der Poel e Jolanda Neff são os Campeões da Europa de XCO de 2019A corrida masculina foi dominada pelo talento holandês, já Campeão do Mundo e Campeão de Cyclo-Cross e medalhista de prata no Campeonato Europeu de Estrada no ano passado, que inicialmente caiu na primeira volta.

Van der Poel, vencedor deste ano da Amstel Gold Race, mais uma vez demonstrou a sua grande classe ao atacar na terceira das oito voltas da corrida.

Voando para o final sozinho 43s à frente do atual campeão europeu Florian Vogel (Suíça ) e 1:02s sobre Milan Vader (Holanda).

Mário Costa foi o 38.º classificado e David Rosa foi o 43.º a cortar a meta, a 10:41s de Van der Poel.

Mathieu van der Poel e Jolanda Neff são os Campeões da Europa de XCO de 2019Também na Elite Feminina, uma clara vitória da múltipla campeã Jolanda Neff, a suíça, atual campeão europeia, controlou a corrida e foi uma verdadeira potência.

Jolanda atacou na primeira volta, ultrapassando as suas adversárias e cruzou a linha de meta 2:52s, à frente da ucraniana Yana Belomoina, vencedora do título europeu em 2017 e 3:05s sobre Elisabeth Brandau (Alemanha).

Rocco Cattaneo, presidente da Union Européenne de Cyclisme: «Esta edição em Brno foi uma das melhores dos últimos anos para o Campeonato Europeu de BTT. O sucesso deste evento é devido a uma série de fatores, incluindo a habilidade técnica dos competidores que deram grandes performances em frente a grandes multidões e todos os fãs puderam assistir em casa na TV ao vivo. Gostaria de agradecer especialmente a todos os membros do Comité Organizador, presidido por Lubomír Vidlák, pelo empenho e profissionalismo em encenar um evento tão grande e prestar atenção a todos os detalhes, destacando sua grande paixão pelo desporto.»

«Obrigado também a todos os voluntários que desempenharam um papel importante no sucesso destes campeonatos. Obrigado também à Federação Checa de Ciclismo, ao seu Presidente Petr Marek e à Cidade de Brno, bem como ao seu Presidente da Câmara, Markéta Vaňková, por sediar estes campeonatos com tanto entusiasmo.»

A próxima edição do Campeonato Europeu de BTT será em Graz (Áustria) de 14 a 17 de maio de 2020.

Deixar uma resposta