Mário Costa e Lucia Vázquez ganham Taça de XCO

727

5O português Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e a espanhola Lucia Vázquez (Maiatos/Reabnorte/BikeZone) sagraram-se hoje, em Oliveira de Azeméis, vencedores da edição de 2016 da Taça Cyclin’Portugal de Cross Country Olímpico (XCO).

A ausência, devido a lesão, do comandante da geral, David Rosa (Tropix), fazia prever uma corrida mais aberta e foi isso mesmo que aconteceu. Na primeira prova da Taça de XCO em que participou na presente temporada, Rúben Almeida (BTT Seia) levou a melhor, deixando o segundo classificado, Mário Costa, a 42 segundos.

4Este resultado foi o suficiente para Costa desalojar Rosa do topo da classificação geral, terminando a competição com 117 pontos contra os 115 do campeão nacional. José Dias (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) foi o terceiro classificado em Oliveira de Azeméis e conquistou a Taça Cyclin’Portugal na categoria de sub-23.

1A corrida feminina assistiu a um despique entre a espanhola Lucia Vázquez e a campeã portuguesa, Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde), do que a qual estrangeira saiu duplamente vencedora: conquistou a prova oliveirense com 37 segundos de vantagem sobre a lusa e assegurou a vitória na Taça Cyclin’Portugal na categoria de elite. Joana Monteiro venceu a Taça em sub-23. A terceira classificada em Oliveira de Azeméis foi a estoniana Maaris Meier (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep), a 3m23s da primeira.

Bruno SilvaBruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) foi o mais forte na prova de juniores deste domingo. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) não foi além da quarta posição, mas esse desempenho foi suficiente para juntar a Taça ao Campeonato Nacional. Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) ganhou em Oliveira de Azeméis e também conseguiu a dobradinha Taça-Campeonato.

Rafael Rita (BTT Loulé/BPI) impôs-se hoje entre os cadetes, mas a geral foi para Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Breijinho/BikeZone Leiria). Entre as cadetes, tanto a Taça como a última prova pontuável foram para Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde).

Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) ganhou hoje e, dessa forma, subiu ao topo da geral de masters 30. Em masters 40, Oliveira de Azeméis assistiu ao triunfo de Davide Inácio (Nutrimaia Sports Nutritin/GDVP), mas a Taça ficou na bagagem de António Sousa (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep). Em masters 50 e em masters femininas, impuseram-se, neste domingo, aqueles que viriam a ser consagrados vencedores da Taça Cyclin’Portugal, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) e Ângela Gonçalves (BTT Seia). O mesmo aconteceu entre os paraciclistas, com dupla vitória de Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Breijinho/BikeZone Leiria).

A ASC/Focus Team/Vila do Conde ganhou a Taça por equipas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome