Maria Martins será a primeira representante da Equipa Portugal a competir no Campeonato do Mundo de Pista, que se realiza em Berlim, Alemanha, entre quarta-feira, 26 de fevereiro, e domingo, 1 de março.

A corredora ribatejana corre na primeira jornada do Mundial, entrando em pista às 19h10 de quarta-feira para correr a disciplina de scratch, na qual conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa, em outubro.

A representante do ciclismo feminino português em Berlim competirá ainda em omnium – disciplina em que a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio já está garantida – na sexta-feira, entre as 14h00 e as 20h30. Maria Martins fecha a participação no Mundial com a corrida por pontos, às 13h00 de domingo.

Iuri Leitão será o primeiro homem português em ação, quinta-feira, às 19h00, em scratch. Ivo Oliveira disputa a perseguição individual no dia seguinte. As qualificações arrancam às 14h45. Caso se apure para as finais, numa disciplina em que já foi vice-campeão mundial e europeu, o gaiense corre as finais às 19h35.

João Matias disputa, no sábado, o concurso de omnium, entre as 11h15 e as 19h00. É uma das disciplinas em que o apuramento para os Jogos Olímpicos depende do desempenho português em Berlim. O outro caso é o madison masculino, agendado para as 14h00 de domingo. Nessa prova, a Equipa Portugal será composta por Iuri Leitão e Ivo Oliveira.

Os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista, que arrancam esta quarta-feira, têm transmissão no Eurosport.