Marco Chagas entrega 110 bicicletas a crianças moçambicanas apoiadas pela Helpo

98

O antigo ciclista Marco Chagas entrega hoje e quinta-feira 110 bicicletas em Matibane, Teacane e Makassa, comunidades do distrito moçambicano de Nampula apoiadas pela associação humanitária portuguesa Helpo.

As bicicletas destinam-se a crianças e jovens que têm de fazer diariamente dezenas de quilómetros a pé para ir à escola e para quem uma bicicleta “pode fazer a diferença entre continuar os estudos ou abandonar as aulas”, afirma uma nota da Helpo.

A ação surge de uma parceria entre a organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) Helpo e a Mozambikes, empresa moçambicana do setor social, liderada pelo português Rui Mesquita, e cuja fábrica em Maputo Marco Chagas visitou na terça-feira.

O modelo de negócio da Mozambikes assenta essencialmente na importação dos componentes das bicicletas para Moçambique, onde são montadas empregando mão de obra local. As bicicletas são depois “compradas” por empresas que as oferecem às comunidades.

Ao abrigo da parceria com a Helpo, foram já entregues em anos anteriores cerca de 20 bicicletas nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, acrescenta a nota.

Fundada há 10 anos, a Helpo promove o desenvolvimento, através da educação e da nutrição, em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, chegando, atualmente, a mais de 19.000 crianças.

A associação desenvolve a sua atividade em 38 comunidades rurais e 52 centros de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome