PUB

O manual “Pedala! Da Escola para a vida”, uma edição conjunta da Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi hoje apresentado na Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos.

MANUAL “PEDALA! DA ESCOLA PARA A VIDA”Os ciclistas profissionais Rui Costa e João Matias foram embaixadores da iniciativa e estiveram presentes numa manhã diferente na escola barcelense, que, além da apresentação do manual, contou com atividades lúdico-pedagógicas.

PUB

Este manual de apoio ao professor e técnico qualificado foi concebido para servir de suporte técnico e pedagógico dos projetos “Desporto Escolar sobre rodas” e “O Ciclismo vai à Escola”, desenvolvidos no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT). Os referidos projetos, incluindo este manual, resultam de um trabalho colaborativo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar (CNDE), e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

MANUAL “PEDALA! DA ESCOLA PARA A VIDA”A competência de “andar de bicicleta”, por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e em qualquer lugar, é assumida como de elevado valor instrumental, ecológico e económico, pelo que deve ser entendida como fundamental no contexto de competências a desenvolver junto de crianças e jovens. Não obstante, verificamos que em Portugal o número de jovens que não domina o padrão motor “andar de bicicleta” é muito elevado, situação que justifica uma aposta do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no desenvolvimento de projetos que promovam a utilização da bicicleta de forma regular e associada a um estilo de vida saudável.

Considerando que a escolaridade obrigatória é um período crítico para a aprendizagem e consolidação daquela competência, a publicação deste manual, em paralelo com os projetos “Desporto Escolar sobre rodas” e “O ciclismo vai à escola”, assume-se como ferramenta imprescindível de apoio a todos aqueles que têm a responsabilidade de promover o ensino e treino da capacidade de “andar de bicicleta”.

A edição deste manual envolveu a participação de diversos especialistas e entidades, que contribuíram para um conteúdo pertinente e inovador, que terá forte impacto nos processos de ensino-aprendizagem, junto de professores e alunos.

O manual, assim como os vídeos pedagógicos de apoio, estão disponíveis em https://videos.fpciclismo.pt/

PUB