A 4 Stage MTB Race Lanzarote 2020 no Club La Santa fica mais difícil com o passar dos dias, graças ao seu variado e exigente programa de corrida, e a quarta e última etapa foi a mais longa, mais difícil e mais cansativa de todas com 82 km e altimetria de 1600 m.

4 Stage MTB Race Lanzarote 2020Hoje os riders realmente souberam por que esta prova de BTT em Lanzarote se destaca do resto, passaram por terrenos rápidos, trilhos de areia macia e trilhos pedregosos com as vistas mais incríveis.

Ao contrário dos três dias anteriores, quando os ventos eram extraordinariamente fracos, hoje os atletas tiveram que lidar com um vento de vento considerável, um dia para lembrar com temperaturas acima de 20° C no meio do inverno.

4 Stage MTB Race Lanzarote 2020No início do dia, as categorias UCI masculinas e femininas estavam abertas, como sempre, a primeira parte da corrida foi um processo de eliminação, o foco de todos foi a marca de 40 km, o ponto mais crucial da corrida: o início da subida mais brutal do dia em La Presa de Mala.

4 Stage MTB Race Lanzarote 2020Os próximos 8 km foram um contra-relógio, O Rei e a Rainha da Montanha, onde os ciclistas tiveram de se inspirar para encontrar energia para subir 600 m até o topo da barragem, estes seria o momento da verdade para decidir a classificação geral.

Mesmo assim, o grupo líder alcançou o topo no mesmo grupo apertado que começou, todos com os olhos no prémio final, no entanto, o piloto da CS Caravinieri, Luca Braidot, parecia ter tudo sob controle do início ao fim, foi apenas na parte final em direção à linha de meta, com areia macia e subidas íngremes e curtas, que o grupo principal começou a dispersar-se.

Braidot separou-se junto com os dois companheiros de equipe da Kross Factory Racing, Bartlomiej Wawak e Sergio Mantecón. Mas Braidot não se deixou intimidar, conquistando o título geral da 4ª Etapa da MTB Race Lanzarote em grande estilo, dominando totalmente o último dia de competição. Wawak e Mantecón terminaram literalmente colados em segundo e terceiro, respectivamente.

Quantos aos portugueses, David Rosa na etapa de hoje foi o 19º e terminou a 4 Stage MTB Race Lanzarote 2020 no 16º lugar em Elites. Em Master 30 David Belo terminou em 7º, Rui Maia Grio em 11º. Em Master 40 Valério Ferreira terminou a prova no 8º lugar.

As primeiras posições da classificação geral feminino passaram por uma mudança neste quarto e último dia, apesar de ter tido um momento difícil durante o contra-relógio de ontem, a atleta da equipe Ghost Factory Racing, Caroline Bohé, certamente compensou isso hoje.

Abriu uma vantagem impressionante para Emily Batty e terminou mais de dois minutos à frente do canadense, cruzando a linha de meta quase quatro minutos à frente da líder anterior, a italiana Gretha Seiwald (3ª no pódio de hoje), Bohé conquistou o título geral feminino da 4 Stage MTB Race Lanzarote 2020, Celina Carpinteiro ternimou no 15º lugar.

Com um dia espetacular, mas exigente, de mountain bike, outra edição de sucesso da 4 Stage MTB Race Lanzarote chega ao fim. Este evento da categoria S1 da UCI é agora uma forte corrida de abertura no calendário mundial de BTT com uma impressionante lista de participantes.

Deixar uma resposta