PUB

A formação que os algarvios apresentaram ao final da tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, no Mercado Municipal de Loulé, representa um plantel diversificado e globalmente bem composto com 14 homens aptos para vencer em todos os tipos de corrida. Do sprint à alta montanha, o Louletano – Hospital de Loulé – Fibralgarve 2017 é, seguramente, a formação mais forte e coesa das últimas temporadas conjugando experiência e juventude expressas nas contratações dos espanhóis David de la Fuente (35 anos), Raul de Mateos (34 anos) e Oscar Hernandez (24 anos) e dos portugueses Hélder Ferreira (26 anos), Nuno Almeida (25 anos) e Pedro Paulinho (26 anos).

A cerimónia serviu para a equipa algarvia dar a conhecer, oficialmente neste início de época, as cores e os corredores que vão defender o clube que surgiu pela primeira vez no ciclismo português em 1933. A equipa mantém os equipamentos em tons de vermelho e preto, mas este ano o vermelho sobressai mais no conjunto algarvio. Entre os 14 homens que fazem o plantel do Louletano – Hospital de Loulé – Fibralgarve para esta temporada há apenas cinco elementos que transitaram da época anterior tendo a equipa apostado claramente num reforço competitivo.

PUB

“Foi um esforço fazer esta equipa equilibrada tal como está, mas valeu a pena porque estamos em condições de lutar pela maior parte das provas onde entrarmos em Portugal”, afirmou Jorge Piedade que continua a ser o Diretor Desportivo do Louletano – Hospital de Loulé – Fibralgarve. “Trabalhámos também para proporcionar aos nossos atletas as melhores condições de trabalho tal como foi a aquisição de um novo autocarro que vai servir a equipa com mais conforto nas muitas deslocações que temos de fazer ao longo do ano”, esclareceu Piedade.

Uma equipa com… saúde

“Além de ser uma equipa da terra, é uma formação de muitas tradições e mexe com os louletanos, tal como a nossa marca”, afirma Filipe Vieira, Administrador do Hospital de Loulé, que continua a ser um dos principais patrocinadores da equipa. Logo depois explica esta associação. “Somos mais antigos que a própria tradição do ciclismo nesta região e gostamos de nos associar a este projeto porque mexe realmente com a cidade onde estamos inseridos.”

Vem aí a Volta ao Algarve

Após a apresentação oficial da equipa, e já depois de ter participado na Prova de Abertura, o Louletano – Hospital de Loulé – Fibralgarve entra em competição na Volta ao Algarve, prova que decorre de quarta a domingo. Para esta competição, onde alinham algumas das melhores equipas do mundo, foram selecionados por Jorge Piedade os seguintes corredores: Vicente de Mateos (chefe de fila), De La Fuente, Pedro Paulinho, Sandro Pinto, Helder Ferreira, Cristian Canada, Luís Mendonça e Oscar Hernandez.

Louletano-Hospital de Loulé
Código UCI: (LHL)
Bicicletas: Jorbi
Director Desportivo: Jorge Piedade (Por)

Corredores Por Ordem Alfabética

André Evangelista (21 anos) (Por 31/01/1996)
Terceiro ano na equipa, o corredor algarvio já se assume como profissional continuando a apostar na evolução.

Cristian Cañada (25 anos) (Esp 23/03/1991)
Natural de Cuenca, o espanhol trepador aposta definitivamente nesta temporada para regressar às vitórias.

David de la Fuente (35 anos) (Esp 04/05/1981)
Um veterano que é uma mais-valia para o trabalho da equipa conjugando toda a experiência que acumulou com um fantástico perfil de trepador que tem dado muitos e bons resultados.

Hélder Ferreira (26 anos) (Por 15/02/199)
Corredor completo de apoio aos principais líderes do conjunto algarvio onde se estreia este ano.

Iuri Jorge (25 anos) (Por 19/05/1991)
Um regresso à equipa depois de uma época fora do ciclismo. É filho de Idalécio Jorge, glória do ciclismo de Loulé.

João Letras (25 anos) (Por 31/08/1991)
É um estreante entre os profissionais ainda que já esteja habituado ao pelotão depois de ter passado por várias equipas de Clube onde conseguiu alguns bons resultados.

Luís Mendonça (31 anos) Por 16/01/1986)
Um dos corredores mais regulares de 2016 e 2º classificado na Taça de Portugal. Ingressa agora, pela primeira vez, numa formação continental motivado a provar o que vale para ombrear com os melhores.

Nuno Almeida (25 anos) (Por 10/10/1991)
Um dos novos rostos na equipa algarvia este ano a fazer o segundo como profissional.

Oscar Hernandez (24 anos) (Esp 12/09/1992)
Um espanhol com um conjunto de características que o fazem um corredor completo.

Pedro Paulinho (26 anos) (Por 27/05/199)
Um dos melhores sprinters portugueses apostado em relançar a carreira. Foi Campeão Nacional sub-23 em 2012.

Raúl de Mateos (34 anos) (Esp 05/07/1982)
É um regresso ao Louletano depois de ter participado nas formações de 2013 e 2014.

Rui Rodrigues (24 anos) (Por 15/01/1992)
Terceiro ano na equipa, o corredor natural de Fafe é já uma peça-chave na estratégia do diretor desportivo Jorge Piedade.

Sandro Pinto (26 anos) (Por 20/02/1988)
Está na equipa desde 2014. Já terminou a Volta a Portugal em 10º lugar e é um dos grandes trepadores portugueses. No ano passado, grande parte da época, esteve parado devido a lesão.

Vicente Garcia de Mateos (28 anos) (Esp 19/09/1988)
Corredor completo destacando-se no palmarés o 8º lugar na Volta a Portugal onde já venceu 2 etapas. É um dos líderes da equipa para as grandes provas por etapas.

PUB